Notícias

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL COMPLETA NESTA SEGUNDA 148 ANOS

A Caixa Econômica Federal completa nesta segunda-feira, dia 12, 148 anos. A empresa realizou pela manhã no edifício matriz em Brasília (DF) uma solenidade em comemoração à data com a presença dos empregados.

A Caixa foi criada em 1861, no Rio de Janeiro, por dom Pedro II, com o propósito de incentivar a poupança e de conceder empréstimos sob penhor. Naquele período, serviu à causa dos que lutavam contra a escravidão no Brasil, viabilizando a poupança para negros e negras em busca da alforria.

A trajetória da Caixa como banco público voltado para o desenvolvimento social foi iniciada em 1892, quando a empresa passou a ter atuação autônoma em cada estado, com presença em 22 unidades da federação.

Em 1986, incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH), assumindo definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico. Naquele mesmo ano, assumiu também o papel de agente operador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), antes gerido pelo BNH. Três anos depois, passou a centralizar todas as contas recolhedoras do FGTS existentes na rede bancária e a administrar a arrecadação desse fundo e o pagamento dos valores aos trabalhadores.

A Caixa é, hoje, o banco da habitação e do saneamento, do crédito popular e da transferência de renda. Serve a milhões de famílias em todo o país, com a garantia de pagamento do Bolsa Família. Sua atuação é sustentada por mais de cem mil trabalhadores, incluindo pessoal do quadro próprio (cerca de 80 mil), estagiários, menores e terceirizados.

(Fonte: Fenae)

Veja outras notícias