Levantamento foi divulgado pelo Banco Central
A Caixa Econômica Federal ficou em primeiro lugar em janeiro no ranking de queixas entre bancos com mais de 2 milhões de clientes. O banco já havia liderado a lista em dezembro.
O levantamento, divulgado mensalmente, foi publicado nesta quinta-feira (19) pelo Banco Central (BC).
O BC tem um critério para montar esse ranking. O número de reclamações procedentes é dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1 milhão. A partir dessa conta, chega-se a um índice. As reclamações procedentes são aquelas que infringem normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC.
A Caixa Econômica teve 953 reclamações procedentes e índice de 12,78%.
Em segundo lugar na lista dos bancos de maior porte ficou o HSBC, com 112 queixas e índice de 10,99%.
Em terceiro, o Santander, com 234 queixas e pontuação de 7,44%.
Por fim, o Bradesco teve 541 queixas e índice de 7,22%, e o Banrisul, 25 queixas e pontuação de 6,42%.
Outro lado
O UOL entrou em contato com os bancos e a Caixa respondeu que "valoriza as informações e reclamações dos clientes e as utiliza como subsídio para a melhoria e a modernização de todos os seus processos de atendimento. A redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais internos e externos são prioridades do banco. A Caixa revisa permanentemente seus serviços e produtos para garantir a satisfação dos seus clientes."
O Santander informou que "tem trabalhado continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis e, dessa forma, melhorar a satisfação e a experiência dos consumidores com o banco."
HSBC, Bradesco e Banrisul ainda não responderam.
Principais queixas
As irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações ficaram ocuparam o primeiro lugar entre as queixas, com 691 reclamações
O segundo lugar ficou com a restrição à realização de portabilidade de operação de crédito sem justificativa. Houve 542 queixas por este motivo em janeiro.
Em terceiro lugar no ranking de reclamações ficou o débito em conta não autorizado pelo cliente, com 317 registros.
O não fornecimento de boletos ou outros documentos para pagamento antecipado de crédito consignado ficou em quarto lugar, com 209 reclamações.
Por fim, em quinto lugar, com 171 queixas, ficou a restrição à realização de portabilidade de operação de crédito com a alegação, por parte do banco, de que o cliente desistiu da portabilidade.
No total, houve 3.656 queixas procedentes.
*UOL