Notícias

Câmara dos Deputados homenageia Fenae por seus 52 anos

Sessão solene requerida pela deputada Erika Kokay (PT/DF) ressaltará trajetória da entidade em defesa dos direitos dos empregados e da Caixa 100% pública

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) será homenageada na Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (2), por seus 52 anos, em sessão solene que será realizada a partir das 10h no Plenário Ulysses Guimarães. A homenagem foi requerida pela deputada Erika Kokay (PT/DF), bancária da Caixa.

“A homenagem se dá não apenas pelos 52 anos da Fenae, mas pela nossa luta em defesa da Caixa e de seus empregados”, destacou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto. “Além disso, a atuação da Fenae ao longo da história também tem sido marcada pelo compromisso com a redução das desigualdades sociais no país”, completou.

“É um reconhecimento pelo que a Fenae faz pelos empregados, seja no que se refere à luta pelos direitos, seja pelo importante papel social que a entidade cumpre junto ao pessoal da Caixa”, disse a empregada da Caixa e diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Eliana Brasil, que representará a entidade na sessão. “Mas, além do papel junto aos empregados, a Fenae também merece ser homenageada pelo que faz em defesa da Caixa e, consequentemente, pelo desenvolvimento do país”, completou a diretora da Contraf-CUT.

Além do presidente da Fenae e da diretora da Contraf-CUT, estarão presentes na mesa do evento a deputada Erika Kokay; o vice-presidente da Caixa, representando a presidenta Rita Serrano, Sérgio Mendonça; o presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), Ricardo Pontes; o secretário para Assuntos Jurídicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Valeir Ertle; e o presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Distrito Federal e presidente do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae, José Herculano do Nascimento.

Histórico de luta

A Fenae foi fundada no dia 29 de maio de 1971, durante o 6º Congresso Nacional das Associações Estaduais do Pessoal da Caixa (Apcefs). No início, surgiu como uma pequena associação, que amadureceu na forma de uma entidade combativa, forte e representativa.

Foi criada com o propósito de servir ao bem-estar dos empregados da Caixa e em defesa do banco público e social. O cenário de existência da Federação, na verdade, sempre foi marcado por lutas, protestos e mobilizações pelo país afora.

Leia mais no site da Fenae.

Serviço

Sessão solene em homenagem aos 52 anos da Fenae
Data:
02/06/2023
Local: Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados
Horário: 10h

Fonte: Contraf-CUT, com informações da Fenae

Veja outras notícias

Funcef: Empregados têm proposta e querem apresentar

Ampla maioria dos participantes rejeita proposta apresentada pela Caixa e pela Funcef e quer participar da construção de uma nova opção que não reduza seus direitos A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), juntamente com a Federação...