Notícias

CENTRAIS MOBILIZAM TRABALHADORES CONTRA FATOR PREVIDENCIÁRIO

Em Porto Alegre, ato público foi em frente ao INSS

 

A CUT-RS e demais centrais sindicais promoveram ato público nesta terça, dia 12, em frente ao INSS na Capital. A manifestação integrou a mobilização nacional contra o Fator Previdenciário. A Fetrafi-RS foi representada no ato pelos diretor, Juberlei Bacelo. Também participaram do protesto diretores do SindBancários.

O Fator Previdenciário, instituído durante o governo FHC, é um redutor da aposentadoria que prejudica o conjunto da classe trabalhadora. Para o cálculo das aposentadorias, considera o tempo de contribuição, idade e expectativa de vida. Com o fator, após trabalharem uma vida inteira, os trabalhadores têm suas aposentadorias reduzidas em até 40%.

As manifestações também reivindicaram a correção urgente da Tabela do Imposto de Renda. A tabela de IR defasada desde 1995 em mais de 70% reduziu o limite de isenção do imposto de renda, fazendo com que trabalhadores que recebem R$ 1.700 sejam tributados em 7,5% de sua remuneração.

"A classe trabalhadora deve estar mobilizada para enfrentar este período de disputa de recursos. As pautas defendidas pela CUT são urgentes e somente a pressão popular pode garantir avanços. Tanto o fim do fator previdenciário quanto a atualização da tabela do imposto de renda tem influência direta na vida dos bancários", salienta o diretor da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo.

 

*CUT/RS

 

Veja outras notícias