Notícias

CENTRAIS QUEREM GANHO REAL PARA APOSENTADOS QUE GANHAM ACIMA DO MÍNIMO

Representantes das centrais sindicais se reuniram nesta segunda-feira, dia 7

Representantes das centrais sindicais se reuniram nesta segunda-feira (7) com o presidente e o relator da Comissão Mista do Orçamento, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), respectivamente, para pedir a inclusão do aumento real para os aposentados no orçamento do ano que vem.

Os deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) são autores das emendas que propõem o reajuste de 11,7% para os aposentados que ganham acima do mínimo. Segundo Paulinho, isso geraria gastos extras de cerca de R$ 8 bilhões para o governo e beneficiaria 9,1 milhões de pessoas.

Após o encontro, o deputado se disse otimista e comemorou a possibilidade de Chinaglia deixar, em seu relatório, as portas abertas para o aumento.

"Sabemos que será uma batalha de negociação e de pressão, mas achamos que já foi um avança ele [Chinaglia] incluir no seu texto um dispositivo que permite a possibilidade do aumento. Assim temos margem de negociação. Lógico que pedimos os 11,7%, mas podemos ceder um pouco para lá ou um pouco para cá, desde que os aposentados tenham o aumento real", disse.

Os 11,7% equivalem ao índice da inflação mais 80% do PIB (Produto Interno Bruto).

Após o encontro, o presidente da comissão disse que a situação econômica internacional dificulta a possibilidade de aumentos, mas lembrou que a nova reestimativa de receitas pode abrir alguma possibilidade para isso.

"Teremos cerca de R$ 13 bilhões para serem distribuídos com diversos setores e também em investimentos", disse Vital do Rego.

O relatório preliminar do deputado Arlindo Chinaglia pode ser votado já amanhã na Comissão Mista do Orçamento.

*Folha.com

Veja outras notícias

Itaú: vacinação contra a gripe começa na segunda 15

O Itaú dará início a sua campanha de vacinação contra a gripe na segunda-feira 15, com data de encerramento prevista para o dia 26 nos polos administrativos de São Paulo, e dia 30 nas agências/clínicas conveniadas. No dia 27, no Ceic, haverá uma ação para reforçar a...

Contraf-CUT realiza 4º Seminário Jurídico Nacional

Evento ocorrerá na sede da entidade, em São Paulo, nos dias 23 e 24 de abril, com participação do ministro do Trabalho, Luiz Marinho A Secretaria de Assuntos Jurídicos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realiza, nos dias 23 e...

Santander divulga calendário de vacinação

Ação faz parte de pauta permanente do movimento sindical, como elemento central na promoção da saúde A campanha de vacinação contra a gripe para todos os funcionários do Santander começa na segunda-feira (15). A vacina oferecida na campanha é a Quadrivalente,...