Notícias

CENTRAIS SINDICAIS SE REÚNEM COM LULA E DISCUTEM REAJUSTE DE APOSENTADOS

Presidentes de seis centrais sindicais se reuniram na noite de quinta-feira (12) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na reunião, Lula reclamou da falta de consenso entre as centrais sobre as mudanças nas regras de aposentadoria.

A proposta anteriormente negociada com várias centrais vincula o reajuste dos aposentados que ganham acima do salário mínimo à reposição da inflação do período mais aumento real de 50% do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

Aposentados e pensionistas só devem ter reajustes nos seus salários no ano que vem. O governo federal decidiu priorizar a votação dos projetos do marco regulatório do pré-sal para só depois votar o reajuste nas aposentadorias.

Segundo o presidente da CUT, Artur Henrique, as modificações específicas da aposentadoria devem se discutidas na próxima semana entre os líderes das centrais.

"O presidente Lula falou que não dá para fazer uma proposta porque as centrais não têm uma posição em comum", disse o líder da Força Sindical, o deputado Paulinho da Força (PDT-SP).

O único consenso é a proposta de transformar em lei o reajuste do salário mínimo de acordo com a inflação e o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), já praticado pelo governo federal. O presidente Lula se comprometeu a enviar ao Congresso até o final do ano um projeto de lei sobre o assunto.

Fonte: UOL Notícias

Veja outras notícias

COE Bradesco debate reestruturação no banco

Movimento sindical está preocupado com os rumos da instituição financeira A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu, na tarde de terça-feira (20), na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em São...