A Fetrafi-RS apoia a Chapa 1 no processo eleitoral que irá definir a próxima gestão da Fenae. A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) foi fundada em 29 de maio de 1971, durante o 6º Congresso Nacional das Associações de Pessoal, em Curitiba (PR), para dar maior integração e unidade ao movimento associativo dos empregados da Caixa. Hoje a Fenae agrega 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) e tem cerca aposentados, é, atualmente, cerca de 50 mil.
A eleição será realizada no dia 22 de março para renovar a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal que comandarão a entidade no triênio 2011/2014. Duas chapas disputam o pleito. A Chapa 1- A Chapa do Movimento, liderada pelo atual presidente da entidade, Pedro Eugênio, é integrada por vários dirigentes sindicais de todo o país, incluindo a diretora do SindBancários, Maristela da Rocha.
Além de sindicalistas, integram a Chapa 1 dirigentes e ex-dirigentes de Apcefs e outras entidades representativas dos empregados.
O diretor da Fetrafi-RS, Arnoni Hanke, destaca que a Fenae exerce um papel essencial para organização do movimento associativo de empregados da Caixa. "A Fenae tem sido parceira em diversas lutas travadas pelo movimento sindical em defesa dos direitos dos trabalhadores. A próxima gestão terá a grande responsabilidade de manter a linha política e social da entidade", afirma Hanke.
Sobre a eleição
Os envelopes com o material e as orientações para a realização das eleições foram encaminhados às Comissões Eleitorais Estaduais em 4 de março, via Apcefs, para que sejam repassados também às unidades da empresa. A distribuição para os locais de trabalho já está em andamento.
O envelope contém, inclusive, correspondência da Comissão Eleitoral Nacional endereçada aos gerentes das unidades. Entre as providências solicitadas está a escolha antecipada dos empregados que serão responsáveis pelo material da eleição, incluindo coordenador e mesários. Devem ser escolhidas três pessoas ou, no mínimo, duas. A mesma correspondência foi encaminhada também aos superintendentes, via e-mail. Para votar, é necessário apresentar documento oficial com foto.
Confira a nominata da Chapa 1:
Diretoria Executiva
Pedro Eugênio Beneduzzi Leite (Presidência), ex-diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba.
Jair Pedro Ferreira (Vice-presidência), ex-diretor dos sindicatos de Londrina e Brasília.
Fabiana Matheus (Administração e Finanças), diretora do Sindicato dos Bancários de Bauru.
Daniel Gaio (Comunicação e Imprensa), diretor do Sindicato de Brasília.
Paulo César Barros Cotrim (Esportes), diretor do Sindicato da Bahia.
Ely Freire (Cultura), ex-diretora do Sindicato de Alagoas.
Olívio Vieira (Aposentadoria e Pensionistas), presidente da Apcef do Rio de Janeiro.
Paulo Roberto Damasceno (Diretor Executivo), presidente da Apcef Minas Gerais.
Kardec de Jesus Bezerra (Diretor Executivo), diretor do Sindicato de São Paulo.
Maristela da Rocha (Diretora Executiva), diretora do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre.
Marcos Benedito de Oliveira Pereira (Diretor Executivo), diretor da Fenag.
Conselho Fiscal
Laércio Silva, ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma.
Marcos Aurélio Saraiva, ex-presidente do Sindicato do Ceará e integrante do Comando Nacional dos Bancários.
Paulo César Matileti, diretor do Sindicato do Rio.
Anabele Silva, diretora do Sindicato de Pernambuco.
Daniel Pinto de Azeredo, delegado sindical na Bahia.
Jorge Luiz Furlan, diretor do Sindicato dos Bancários do ABC (SP).
*Imprensa Fetrafi-RS com informações da Fenae