Sindicatos de todo o país convocaram todos os bancários, associados e não-associados
Circular jurídica da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) orienta os sindicatos de todo o país a convocarem todos os bancários, associados e não-associados, para assembleia a ser realizada até o dia 29 de julho. O objetivo, nesse caso, é autorizar a diretoria da entidade sindical a negociar e celebrar convenção ou acordo coletivo de trabalho, além de aprovar preacordo e minuta geral de reivindicações da categoria bancária.
O documento da Contraf/CUT informa que edital deverá ser publicado em jornal de grande circulação ou periódico do sindicato com antecedência de 48 horas, devendo ainda ser seguido prazo estatutário. Ata da assembleia deverá conter resumo dos principais aspectos e esclarecimento de que a minuta mínima unificada faz parte integrante da mesma. A lista de presença deverá ser feita de forma separada para Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Banco da Amazônia (Basa), BNDES e Banco de Brasília (BRB).
Outro procedimento solicitado é a remessa, por parte das entidades sindicais, de documentação à Contraf/CUT até a data de 30 de julho. A lista de documentos necessários consta em modelos preparados pela assessoria jurídica da Contraf/CUT, disponíveis no site www.contrafcut.org.br.
*Fenae