Notícias

COM GRANDE ABSTENÇÃO, CHAPA 1 VENCE ELEIÇÕES PARA A FUNDAÇÃO BANRISUL

O resultado final apontou 2.998 votou para a Chapa 1, 2.240 para a Chapa 2.

Com um índice de abstenção de 61,40%, a Chapa 1 saiu vencedora das eleições para o Conselho Deliberativo da Fundação Banrisul de Seguridade Social. A apuração aconteceu na sede da FBSS nesta segunda-feira, dia 15. O diretor da Federação dos Bancários do RS (Feeb-RS), Amaro Silva de Souza, foi o fiscal da chapa do movimento sindical.

Na avaliação dos integrantes da Chapa 2, o pleito foi disputado entre os concorrentes. Entretanto, a presença nas urnas mostra que a participação precisa ser mais estimulada, com a promoção de debates sobre a questão da previdência, esclarecendo para os banrisulenses da ativa e os assistidos o papel dos conselhos Deliberativo e Fiscal na vida das pessoas. Aumentou o quorum em relação ao último processo eleitoral, apesar da abstenção superar os 60%.

A diretora da Feeb/RS e do SindBancários, Lourdes Rossoni, integrante da Chapa 2, reconheceu publicamente a vitória da chapa 1, mas também destacou a responsabilidade a ser assumida pelos concorrentes, principalmente neste momento em que a FBSS está superavitária. "Nós, da Chapa 2, continuaremos na luta para democratizar e avançar em propostas como o aumento do benefício mínimo, fim das faixas etárias etc."

Com relação ao fim do Fator Previdenciário, Lourdes disse que luta seguirá, juntamente com a CUT, para que o projeto seja aprovado no Congresso Nacional.

Ressalta também que temas de relevância para a categoria, o Sindicato chamará a diretoria da Fundação e exigirá uma resposta.

Por fim, aponta a necessidade urgente de avançar e qualificar o processo de eleição. "O voto por correspondência tem trazido dificuldades no seu retorno. Alguns esquecem, confundem com alguma correspondência ou enviando por malote, o que acaba anulando a cédula", relaciona a dirigente.

Lourdes aponta novas formas, como a internet no local de trabalho, a intranet. O banco também poderia disponibilizar a rede mundial nos locais de trabalho para acesso dos aposentados. "A Cassi, a Caixa de Assistência do Banco do Brasil, realiza seu processo por telefone, através de uma linha 0800", indica.

Resultados finais:

Chapa 1

Votos – 2.998
Percentual – 56,64%

Chapa 2

Votos – 2.240
Percentual – 42,32%

Brancos

Votos – 22
Percentual – 0,42%

Nulos

Votos – 33
Percentual – 0,62%

Total

Votos – 5293
Percentual – 100%

 

Veja outras notícias

Advogada alerta para regras de transição

Após a Reforma da Previdenciária de 2019, que à época retirou direitos fundamentais de mais de 100 milhões de brasileiros(as, quem já estava no mercado de trabalho e perto de se aposentar pode utilizar uma das quatro Regras de Transição para se aposentar, como explica...

Funcef ataca democracia ao descumprir edital de eleição

Decisão temerária e sem transparência para reabrir inscrições de candidatos macula o processo A Fundação dos Economiários Federais (Funcef), que administra os fundos de previdência das empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal, sem apresentar qualquer...

COE Santander conquista avanços para os Gerentes Empresas

Processo de negociação sobre Multicanalidade Santander ainda vai continuar para beneficiar todos os trabalhadores da rede de agências A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander saiu da reunião com a direção do banco, nesta quinta-feira (22), com...