Notícias

COM GRANDE ABSTENÇÃO, CHAPA 1 VENCE ELEIÇÕES PARA A FUNDAÇÃO BANRISUL

O resultado final apontou 2.998 votou para a Chapa 1, 2.240 para a Chapa 2.

Com um índice de abstenção de 61,40%, a Chapa 1 saiu vencedora das eleições para o Conselho Deliberativo da Fundação Banrisul de Seguridade Social. A apuração aconteceu na sede da FBSS nesta segunda-feira, dia 15. O diretor da Federação dos Bancários do RS (Feeb-RS), Amaro Silva de Souza, foi o fiscal da chapa do movimento sindical.

Na avaliação dos integrantes da Chapa 2, o pleito foi disputado entre os concorrentes. Entretanto, a presença nas urnas mostra que a participação precisa ser mais estimulada, com a promoção de debates sobre a questão da previdência, esclarecendo para os banrisulenses da ativa e os assistidos o papel dos conselhos Deliberativo e Fiscal na vida das pessoas. Aumentou o quorum em relação ao último processo eleitoral, apesar da abstenção superar os 60%.

A diretora da Feeb/RS e do SindBancários, Lourdes Rossoni, integrante da Chapa 2, reconheceu publicamente a vitória da chapa 1, mas também destacou a responsabilidade a ser assumida pelos concorrentes, principalmente neste momento em que a FBSS está superavitária. "Nós, da Chapa 2, continuaremos na luta para democratizar e avançar em propostas como o aumento do benefício mínimo, fim das faixas etárias etc."

Com relação ao fim do Fator Previdenciário, Lourdes disse que luta seguirá, juntamente com a CUT, para que o projeto seja aprovado no Congresso Nacional.

Ressalta também que temas de relevância para a categoria, o Sindicato chamará a diretoria da Fundação e exigirá uma resposta.

Por fim, aponta a necessidade urgente de avançar e qualificar o processo de eleição. "O voto por correspondência tem trazido dificuldades no seu retorno. Alguns esquecem, confundem com alguma correspondência ou enviando por malote, o que acaba anulando a cédula", relaciona a dirigente.

Lourdes aponta novas formas, como a internet no local de trabalho, a intranet. O banco também poderia disponibilizar a rede mundial nos locais de trabalho para acesso dos aposentados. "A Cassi, a Caixa de Assistência do Banco do Brasil, realiza seu processo por telefone, através de uma linha 0800", indica.

Resultados finais:

Chapa 1

Votos – 2.998
Percentual – 56,64%

Chapa 2

Votos – 2.240
Percentual – 42,32%

Brancos

Votos – 22
Percentual – 0,42%

Nulos

Votos – 33
Percentual – 0,62%

Total

Votos – 5293
Percentual – 100%

 

Veja outras notícias

Bancários exigem fim da gestão adoecedora nos bancos

O SindBancários e a Fetrafi-RS realizaram o Dia de Luta #MenosMetasMaisSaúde, com ato nesta quinta-feira (25/7) no Centro de Porto Alegre. Trabalhadores bancários e dirigentes sindicais se concentraram na praça Montevideo, em frente à agência do Banco do Brasil, para...