Notícias

Comando debate renovação do PPR com Banrisul

Após retornos trazidos pelo Banco a questionamentos feitos pelos representantes dos Banrisulenses, o Comando entregou uma proposta para renovação da PPR aos negociadores do Banrisul, na tarde desta terça-feira (06/06).

Até agora, as discussões vinham acontecendo sobre a proposta de alterações apresentadas pelo Banco, mas após plenária com os funcionários do Banrisul, o Comando elaborou uma minuta de reivindicações e entregou ao Banco, invertendo a lógica do debate, ao partir de um texto construído pelos (as) trabalhadores (as).

Um dos pontos polêmicos da proposta do Banco, o ROEA de 14% para acionar o pagamento da PPR, deve ser discutido à parte. De acordo com estimativa do DIEESE, o lucro líquido do Banrisul teria que ter um aumento de aproximadamente 90% em 2023 para que o ROEA alcance 14%, o que seria algo quase irreal, dado o cenário de juros altos e inadimplência.

A próxima reunião, quando o Banrisul trará o retorno do que foi proposto pelo Comando, ficou agendada para o dia 20 de junho.

Abaixo o documento na íntegra.

REIVINDICAÇÕES DOS BANRISULENSES PARA RENOVAÇÃO DO ACT/PPR

As alterações que propomos na redação do atual Acordo Coletivo/PPR, são as seguintes:
– Valor Básico de Participação: 1 (um) Piso da categoria, atualmente em R$ 2.921,64;
– Valor de Referência: equivalente ao dobro do Piso da categoria (R$ 5.843,28);
– Validade do acordo de 1 ano;
– Critério claro de pagamento proporcional e/ou integral para licenciados, afastados, demitidos: Média da última função exercida;
– Tabelas de target, réguas de atingimento e níveis de ponderação inalterados em relação ao acordo anterior, exceto por:
* Target do ON: 4 + Gratificação Fixa x 2
* Remoção do termo “Plataformista” das tabelas: Todos não-comissionados e sem função recebem igualmente como Escriturário, independente de Segmento atendido.
* Valores máximos a distribuir estipulados a 100% do atingimento (fim do escalonamento acima de 100%)
>> Multiplicadores reajustados neste modelo:
66,67 – 1,0
80% – 1,2
90% – 1,35
100% – 1,5

Sobre as alterações sugeridas pelo Banrisul, o que propomos é que sejam tratadas posteriormente à solução destas reivindicações.

Fonte: Fetrafi/RS

Veja outras notícias

Bancários organizam Dia Nacional de Luta Menos Metas Mais Saúde

Categoria realizará manifestações nas ruas e nas redes sociais para reivindicar o fim de cobrança excessiva de metas O movimento sindical bancário organiza, em todo o país, ações para o "Dia Nacional de Luta #MenosMetasMaisSaúde", para o dia 24 de julho. O objetivo é...

COE Bradesco entrega minuta de reivindicações dos bancários

Documento aborda temas cruciais como a manutenção dos empregos, segurança das agências e contratação da remuneração total dos trabalhadores A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco entregou, na manhã desta sexta-feira (19), a minuta de reivindicações...