Notícias

COMANDO NACIONAL E FENABAN INSTALAM GT QUE INVESTIGARÁ ADOECIMENTOS

Conquista da Campanha 2013, GT se reuniu no hotel Maksoud

O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT e assessorado pelo Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador, instalou junto com a Fenaban, nesta quinta-feira 7, o grupo de trabalho bipartite que investigará as causas de adoecimento da categoria. A Fetrafi-RS foi representada na ocasião pela diretora de Saúde da entidade, Denise Corrêa.

A criação da mesa de negociações específica foi conquista na campanha de 2013 e é resultado da preocupação dos bancários com o crescente número de trabalhadores afastados por motivo de saúde. Em 2012, 21.144 bancários foram oficialmente afastados de suas funções pelo INSS, mas estima-se que grande parte dos pedidos de afastamentos esteja sendo negada e que o número de bancários que adoecem possa chegar a 60 mil por ano em todo o Brasil.

Nessa primeira reunião o Comando Nacional reivindicou amplo acesso a dados sobre afastamentos para que possa ser feito o diagnóstico mais abrangente possível. A próxima reunião acontecerá no 28 de novembro, quando será discutida uma metodologia a ser adotada para a continuidade do trabalho do GT e contará com a participação de médicos do trabalho, psicólogos e advogados especialistas na área de saúde do trabalhador de ambas as partes.

 

*Contraf/CUT

 

Veja outras notícias