O Comando Nacional dos Bancários entregará nesta segunda-feira, 17, as pautas específicas de reivindicações dos trabalhadores do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. As duas reuniões acontecerão em Brasília. Na terça-feira, em São Paulo, o Comando Nacional faz a primeira rodada de negociação com a Fenaban sobre a pauta geral de reivindicações de toda a categoria.
Os trabalhadores do Banco do Brasil definiram suas reivindicações durante o 20º Congresso Nacional dos Funcionários, ocorrido em abril. Parte dos temas já está sendo discutida com o banco na mesa de negociação permanente. Entre as prioridades dos trabalhadores, está a criação de um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), o fim da lateralidade e a volta do pagamento de substituições, o fim do voto de Minerva na Previ e o fim do assédio moral.
Na Caixa, entre as principais demandas dos empregados destaca-se a implantação do novo Plano de Cargos Comissionados (PCC), com critérios claros e democráticos para a progressão na carreira e com a devida valorização das funções. As negociações com o banco já vêm ocorrendo, mas a Caixa não cumpriu seu compromisso de apresentar uma proposta até o dia 30 de junho.
Além do PCC, o Comando Nacional destacará outras demandas, entre elas isonomia de direitos entre novos e antigos empregados; ampliação dos direitos dos aposentados; contratação de novos empregados; melhoria das condições de trabalho; respeito à jornada de seis horas; e democratização da gestão. As reivindicações dos bancários foram definidas no 25º Conecef, realizado em abril.
*Contraf/CUT com edição da Feeb/RS