Notícias

COMISSÃO DO PCS FECHA PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA PROMOÇÃO POR MÉRITO NA CAIXA

Linha de Corte foi um dos parâmetros garantidos

No âmbito do Plano de Cargos e Salários (PCS), a comissão nacional paritária para detalhamento de critérios e acompanhamento do processo de avaliação de desempenho e promoção por mérito na Caixa Econômica Federal fechou na terça-feira, dia 21, durante reunião em Brasília, uma proposta de regras para promoção por mérito em 2011. Os pontos acordados no encontro serão apresentados na negociação da mesa permanente, agendada para a próxima terça-feira, dia 28 de junho.
Os representantes dos trabalhadores conseguiram manter normas atuais, como a manutenção da nota de corte em 8.2 e dos percentuais de pontuação. Nesse particular, existe o consenso de que o critério de linha de corte como metodologia de avaliação, adotado por pressão e proposta das entidades representativas dos empregados, foi um grande facilitador para o aumento no número de trabalhadores promovidos.

O modelo de linha de corte foi proposto pelos empregados gaúchos porque até 2008, apenas 30% dos bancários com direito à promoção realmente recebiam dois deltas, 50% recebiam apenas um e 20% ficavam sem nenhuma movimentação.

No ano passado, por exemplo, dos 94% dos empregados promovidos com base na nova metodologia, 85,1% receberam um delta, enquanto 9,5% dos trabalhadores aptos às promoções tiveram direito a dois deltas.

Em 2008 e 2010 os critérios de promoção somente foram conhecidos no fim do ano, não permitindo que os trabalhadores tomassem conhecimento com antecedência dos itens pelos quais estavam sendo avaliados. A luta, portanto, é para que as regras sejam conhecidas no começo de cada ano.

*Fenae com edição da Fetrafi-RS

Veja outras notícias