A Comissão Paritária sobre o Plano de Carreira do Banrisul se reuniu novamente na sexta, dia 15. Conforme acordado no encontro anterior, o banco se posicionou sobre as premissas apresentadas pelo movimento sindical.
Entre os consensos está a política de reajuste, de forma que o maior índice negociado na Campanha Salarial incidirá tanto nas letras quanto no piso. Assim, não ocorrerá problemas como a supressão de letras, como ocorre atualmente. Outra premissa aceitas é que o emprego seja hierarquizado conforme o nível de escolaridade, classificado em Fundamental, Médio e Superior.
Também fica definido que cada nível terá o mesmo número de padrões e escalas em toda a extensão da matriz salarial, que deverá garantir a ascensão dos trabalhadores durante toda a vida funcional, com interpenetração ente as tabelas, considerando o teto e o piso. Será adotado o mesmo processo a todos, contemplando tempo e merecimento, tendo como critérios a educação formal, exigência do emprego e capacitação.
As premissas que serão aprofundadas nos debates são a adoção do piso sugerido pelo Dieese (R$ 2,300,00); um sistema misto que integre todos os cinco quadros de pessoal, inclusive os em extinção e os empregos que venham a ser criados; e ter o tempo de serviço como critério para enquadramento no novo Plano de Carreira. A próxima reunião será no dia 4 de agosto, às 9h30, na Fundação Banrisul.
Participação dos banrisulenses
Após muitos anos sem debate, a realização de uma Comissão Paritária para estudar o Plano de Carreira do Banrisul é um momento impar. É a ocasião para criar mecanismos de crescimento e valorização profissional no banco.
Com o aprofundamento das discussões na Comissão Paritária, o SindBancários e a Fetrafi-RS estão organizando o II Seminário Nacional sobre o Plano de Carreira, democratizando os debates com todos os funcionários. Também estão sendo organizadas reuniões nos locais de trabalho, incentivando que os trabalhadores participem e apresentem sugestões, definindo um Plano de Carreira ideal a todos.
Outra oportunidade para debater o futuro dos funcionários será o Encontro Nacional dos Banrisulenses, quando será aprovada a pauta de reivindicação. Participe! Afinal, quem deve decidir é você.
*SindBancários