Dificuldade é enfrentada por outras entidades
Os integrantes do Comitê de Credenciamento do Saúde Caixa no Rio Grande do Sul se reuniram no dia 1º de fevereiro. Na pauta os credenciamentos e descredenciamentos dos prestadores de serviços médicos na capital e em cidades do interior. Um dos exemplos apontados pelos participantes foi a cidade de Vacaria, que está sem assistência do plano, inclusive no setor de emergência.
Até janeiro, a região era atendida pela Unimed Altos da Serra. A cooperativa médica, uma das 17 credenciadas ao plano de saúde, suspendeu os atendimentos de forma unilateral, prejudicando os segurados. Desde então, a Caixa tenta negociar o restabelecimento do atendimento. Esta situação não é exclusiva de Vacaria, repetindo-se por todo o Estado.
Na reunião, a Caixa apresentou prospecção de novos credenciados autônomos e informou que está comprometida e trabalhando na ampliação da rede própria, para evitar a dependência dos serviços das cooperativas médicas, que muitas vezes pressionam os profissionais para que não estabeleçam convênios com outros planos de saúde. A mesma dificuldade é enfrentada por outras entidades, como Cassi , do Banco do Brasil, e Cabergs, do Banrisul.
*SindBancários