Notícias

CONQUISTAS DE SAÚDE DOS BANCÁRIOS SÃO REFERÊNCIA PARA OUTROS TRABALHADORES

Cláusulas específicas da CCT constituem grandes avanços

A campanha nacional que os bancários promoveram entre agosto e setembro arrancou aumentos salariais entre 7,5% e 8,5% para os pisos. Aliados a outras conquistas, como a elevação da participação nos lucros e dos ticketes, os índices representam a injeção de R$ 7,6 bilhões na economia brasileira, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Porém, além dos avanços econômicos, a luta dos trabalhadores representa uma vitória em outras frentes. A convenção coletiva que a Contraf-CUT, federações e sindicatos assinaram no último dia 2 inclui três cláusulas específicas sobre saúde do trabalhador.

A cláusula 45ª regulamenta a entrega do atestado médico ao banco pelo trabalhador e faz com que este receba um comprovante, impedindo que o documento pare na gaveta do gerente ou perca-se. A cláusula 46ª determina que o banco deve expedir documento com a declaração do último dia trabalhado em até dois dias úteis antes da perícia e, portanto, agilizando o processo.

Por fim, a cláusula 59ª, e a mais exaustivamente discutida, trata da relação entre o afastamento do bancário e a manutenção de seus vencimentos.

O objetivo é evitar o endividamento de quem aguarda a marcação da perícia, que em algumas regiões demora até 120 dias para ser realizada. A norma vale tanto para quem vai se afastar pela primeira vez, quanto para quem já se afastou.

Trabalho preventivo

Segundo pesquisa realizada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, 84% dos bancários consultados disseram ter algum problema de saúde e 65% apontaram o estresse como principal queixa. Um estudo de 2009 com base em levantamento do INSS destacou ainda que 6,8 mil empregados do setor haviam sido afastados por doenças. Uma pesquisa da Universidade de Brasília mostrou que, entre 1996 e 2005, 181 bancários cometeram suicídio.

*Contraf/CUT

 

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...