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CONSELHO DE USUÁRIOS DO SAÚDE CAIXA INICIA AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO ATUARIAL

Caixa tem falhado no compromisso de apresentar números "" 


Em reunião do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, realizada nesta quarta-feira (20), em Brasília (DF), a Caixa Econômica Federal apresentou a avaliação atuarial do plano de saúde dos empregados referente ao exercício de 2014. Entretanto, a discussão sobre as informações ficou comprometida, porque o documento não foi repassado aos conselheiros eleitos antes do encontro.


"Foi solicitada à empresa o repasse dos dados com antecedência de quase 10 dias, mas não houve atendimento ao pedido”, explicou a conselheira eleita Ivanilde Miranda. Segundo ela, o debate sobre o relatório se dará na próxima reunião do colegiado, agendada para 19 de agosto.

A Caixa tem falhado no compromisso de apresentar aos trabalhadores o relatório atuarial do Saúde Caixa. A última apresentação do documento ocorreu em 2009. O banco alegava que havia vencido o contrato com a empresa que estava elaborando o documento e que outra estava sendo contratada.

Em novembro do ano passado a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa – Contraf/CUT) entregou nota de repúdio à coordenação da mesa de negociação permanente, na qual condenava o tratamento que o banco tem dado ao Conselho de Usuários, bem como ao GT Saúde Caixa. No documento, a CEE/Caixa cobrou agilidade e transparência na divulgação dos dados relativos ao plano de saúde.

"A postura da Caixa dificulta a atuação dos conselheiros na avaliação da gestão do plano. Nossa avaliação é que a empresa ainda não melhorou a disposição para que as reuniões sejam mais efetivas”, avalia a conselheira.

Judicialização

Outro tema da reunião foi a judicialização. Segundo a representante dos empregados no Conselho de Usuários, tem aumentado o número de empregados que buscam na Justiça assegurar o atendimento por parte do plano, quando tem o procedimento negado pela auditoria. A Caixa se comprometeu a apresentar na próxima reunião informações sobre as ações judiciais e o que está sendo feito para reduzir o problema.

Portal do Saúde Caixa
Foi debatida também a substituição que a Caixa fará ao atual sistema de comunicação, o SISBE, com os usuários do plano de saúde. Segundo os representantes dos bancos, uma empresa foi contratada para fazer um novo portal. Os conselheiros eleitos também solicitaram detalhes sobre as alterações que serão feitas. "Precisamos de um sistema mais ágil. O atual não atende às demandas e precisamos saber se as novas funcionalidades atenderão melhor aos beneficiários”, argumentou Ivanilde.

*Fenae

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