Notícias

CONSUMO: ENDIVIDAMENTO FAMILIAR PREOCUPA JURISTAS BRASILEIROS

Os principais temas abordados pelos juristas no anteprojeto foram o comércio eletrônico, o endividamento das famílias, a oferta de crédito e os ritos processuais.
O presidente da Comissão de Juristas encarregada de elaborar o anteprojeto de atualização do Código de Defesa do Consumidor (CDC), ministro Herman Benjamin, entregou na manhã de terça-feira (13) ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o documento preliminar com as proposições aprovadas pelo colegiado. O texto será agora encaminhado à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.

Os principais temas abordados pelos juristas no anteprojeto foram o comércio eletrônico, o endividamento das famílias, a oferta de crédito e os ritos processuais.

"A atualização que se propõe é cirúrgica. O CDC é um marco da cidadania, mas passados 20 anos, precisa de atualização", disse Herman Benjamin.

O ministro destacou ainda entre as principais mudanças propostas, a regulamentação do comércio eletrônico, a proibição de publicidade que leve o comprador ao engano ou ao superendividamento e ajustes processuais para viabilizar solução alternativa não judicial para os conflitos de consumo não previstos no CDC.

"O comércio eletrônico representa hoje não apenas bilhões de reais, mas seu crescimento é exponencial. Ele favorece o consumidor, mas, para crescer, é necessário privacidade das informações e segurança nas transações", disse o ministro.

Ao receber o documento, Sarney prometeu celeridade na tramitação das propostas. A Comissão de Juristas foi criada em dezembro de 2010 para apresentar propostas de atualização do CDC. Foram realizadas 37 audiências públicas com senadores, procuradores da República e organismos de defesa do consumidor.

Além do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin, também compõem o grupo a coordenadora do Observatório do Crédito do Superendividamento do Consumidor, Cláudia Lima Marques, e a professora de Direito Processual Penal Ada Pellegrini Grinover.

(Fonte: Rede Brasil Atual)

Veja outras notícias

Contraf-CUT denuncia ao MPT práticas antissindicais do Santander

Banco utiliza terceirização fraudulenta para reduzir direitos de funcionários ao desenquadrá-los da categoria bancária Em audiência com o Ministério Público do Trabalho (MPT), ocorrida nesta quinta-feira (3), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo...

Banrisulenses debatem proposta para renovação do PPR

No dia 25 de setembro, a Comissão de Organização de Empregados (COE) do Banrisul rejeitou, em mesa de negociação, a proposta apresentada pelo Banco, que cria limites para o pagamento da PPR, podendo reduzir o valor de 2024 a menos da metade do que foi pago em 2023;...

Escolha com cuidado seu vereador

Menosprezo às eleições para os cargos legislativos pode prejudicar o funcionamento do município; a menos de uma semana do dia da votação, maioria dos eleitores ainda não sabe em quem votar para vereador O parlamento é uma das bases do tripé (Poder Executivo, Poder...