Notícias

COPOM SE REÚNE PARA DEFINIR TAXA BÁSICA DE JUROS PARA OS PRÓXIMOS 45 DIAS

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que define a taxa básica de juros, a Selic, se reúne nesta terça à tarde e quarta-feira. A expectativa dos analistas de mercado é de que o colegiado reduza os juros básicos dos atuais 12,75% para 11,75% ao ano. A projeção é do boletim Focus, do BC, que mostra semanalmente projeções de analistas de instituições financeiras sobre os principais indicadores da economia.

Na última reunião, em janeiro, o Copom optou por reduzir a Selic em 1 ponto percentual. Na ata dessa reunião, o comitê indicou que iniciava um processo de flexibilização da política monetária, ou seja, de redução dos juros básicos.

A taxa básica de juros é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação. A meta de inflação para este ano é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, o limite superior da meta é de 6,5% e o inferior é de 2,5%. A inflação oficial é medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que, para os analistas de mercado, deve fechar o ano em 4,57%.

A reunião do Copom começa sempre depois das 15h e, na primeira parte, o colegiado ouvirá exposições dos chefes de Departamento do banco sobre as perspectivas nos diferentes segmentos da economia, no Brasil e no exterior, com enfoque especial para o acompanhamento de preços e possíveis pressões inflacionárias. No dia seguinte, o Copom discute e define a taxa que valerá para os próximos 45 dias.

Fonte: Agência Brasil

Veja outras notícias

Deputados aprovaram projeto que regulamenta reforma tributária

Luta das entidades de representação dos trabalhadores foi acatada e emenda que zera alíquotas do IBS e da CBS dos planos de previdência complementar fechados e planos de saúde de autogestão foi aprovada A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), o...