Notícias

CUT, outras centrais e empresários conversam sobre modelo sindical

Encontro dos presidentes da CUT, UGT e Força Sindical com Luiza Trajano.

Os presidentes da CUT, Sérgio Nobre, da Força Sindical, Miguel Torres, e da UGT, Ricardo Patah, se reuniram com a empresária Luiza Trajano, do Magazine Luiza, para conversas sobre modelo sindical e o fortalecimento da negociação coletiva entre trabalhadores, empresas e sindicatos. O encontro ocorreu em São Paulo, nesta quarta-feira (10).

O presidente da CUT destacou que a prioridade da classe trabalhadora é apresentar ao Congresso Nacional um projeto de atualização sindical, trabalho que vem sendo desenvolvido em uma mesa nacional de negociação, instalada pelo presidente Lula há um ano.

Um dos principais focos do projeto é que os sindicatos ampliem sua representação a cerca de 40 milhões de trabalhadores e trabalhadoras hoje sem proteção trabalhista ou social. Esse contingente é formado por microempreendedores, autônomos, trabalhadores de plataformas de aplicativos, pescadores, agricultores familiares, artesãos e ambulantes, entre outros.

“O que a gente quer é um projeto dentro de um entendimento com empresários, que de fato modernize e fortaleça a negociação”, afirmou Nobre. Vamos buscar outras lideranças empresariais para fazermos essa construção, já que o movimento sindical fortalecido não é apenas um instrumento de regulação do trabalho; é o pilar da democracia”, ressaltou.

Veja outras notícias

Eleições da Funcef: Hoje começa a votação

Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19), mas a orientação é não deixar para a última hora A partir desta terça-feira (16), os participantes dos planos de previdência da Funcef começam a votar para definir quem vai...