Evento acontece no Hotel Ritter, em Porto Alegre
Nesta sexta-feira, 25, inicia o 13º Congresso da CUT Estadual (CECUT/RS) que debaterá as principais lutas e traçará um plano de lutas para o próximo período. O evento acontece no Hotel Ritter, em Porto Alegre e segue até domingo, 27. Os delegados da Fetrafi-RS ao evento são os diretores Devanir Camargo, Juberlei Bacelo e a diretora Denise Falkenberg Corrêa. O diretor Carlos Augusto Rocha também participará do evento como observador.
No último mandato, a direção estadual resistiu com luta e determinação os projetos de Estado representados nos governos Brito, Rigotto e Yeda com atividades de rua como a Marcha do Sem que ao longo do período neoliberal. Cumpriu papel importante no sentido de pautar a sociedade, denunciar, propor e disputar a hegemonia, buscando uma transformação política e social no estado.
Nas eleições de 2010, a Central criou sua plataforma de luta que foi debatida e apresentada ao atual governador Tarso Genro. A CUT também foi protagonista na defesa do piso regional salarial e participou de diversas atividades como Fórum da Igualdade, a 99ª e 100ª Conferências do Trabalho da OIT, contra a privatização, contra a concentração e rotatividade no Sistema Financeiro e atuou intensamente no processo de formação.
"Agora, a CUT precisa se aproximar da sua base. É urgente a maior presença nas regionais, uma vez que o poder da CUT reside nas entidades que respaldam suas ações", classifica Celso Woyciechowski, presidente da CUT-RS.
Cerca de 700 delegados são esperados para debater o tema: "Liberdade e Autonomia Sindical: Democratizar as Relações de Trabalho para Garantir e Ampliar Direitos".
Durante o evento, acontecerá a eleição para Direção Estadual e Conselho Fiscal da CUT-RS para o próximo período (2012-2015), além da eleição de delegados e delegadas para o 11º CONCUT – Congresso Nacional da CUT, previsto para julho.
Programação
Sexta-feira, 25 de maio
14h – 21h: Credenciamento
18h: Sessão de Abertura
19h: Apreciação e votação do Regimento Interno
20h: Conferência sobre Conjuntura Internacional e Nacional
21h: Encerramento
21h15: Jantar
Sábado, 26 de maio
8h30 – 12h: Credenciamento
8h30: Conjuntura Nacional e Estadual: Apresentação das Teses. Debate e votação das resoluções.
10h15: Balanço da CUT- Apresentação das Teses. Debate e votação.
12h: Almoço
12h – 13h: Credenciamento dos Delegados(as) Suplentes (sem carta).
14h: Estratégia, Plano de Lutas e Agenda: Apresentação das Teses. Debate e votação das resoluções.
16h45: Intervalo
17h: Apresentação da Campanha Mundial dos Direitos e Proteção das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos.
18h: Encerramento
19h30: Jantar
Domingo, 27 de maio
8h30: Apresentação e deliberação sobre a Prestação de Contas da gestão
9h: Apresentação das Moções
9h30 – 11h: Sessão de apresentação, debate e votação das resoluções das políticas específicas da CUT: Mulher – Formação – Comunicação – Saúde do Trabalhador(a) – Organização e Política Sindical – Relações de Trabalho – Juventude Meio Ambiente – CCDR – Política Social
11h – 11h30: Inscrição de chapas na Mesa Coordenadora dos Trabalhos
11h – 11h30: Eleição dos Delegados(as) para o 11º CONCUT e Eleição da Delegação dos Sindicatos com menos de 751 sócios/as, quites mais aposentados.
11h30 – 12h30: Eleição da Direção Estadual da CUT-RS
13h: Posse da Nova Direção Estadual e Encerramento do Congresso
13h30: Almoço
Fonte: CUT/RS com edição da Fetrafi-RS