Notícias

DATAFOLHA: 74% SÃO CONTRA FINANCIAMENTO PRIVADO DE CAMPANHAS

Medida pode revolucionar processo político no País
 

Pesquisa Datafolha encomendada pela Ordem dos Advogados do Brasil e divulgada nesta segunda-feira  aponta que 74% dos entrevistados são contra doações de empresas a campanhas eleitorais. Das 2.125 pessoas que responderam às perguntas, apenas 16% são favoráveis ao financiamento privado, enquanto 10% não opinaram.

Ainda segundo o levantamento, 79% acreditam que a corrupção é estimulada por doações de empresários para o financiamento de campanhas. Para 12%, não há essa relação, enquanto 3% responderam que combate a corrupção e 6% não tem opinião formada a respeito. As perguntas foram feitas em 135 municípios de todas as regiões do Brasil entre os dias 9 e 13 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

A OAB é autora de uma ação no Supremo Tribunal Federal que pede o fim do financiamento privado de campanha. O julgamento está travado desde abril do ano passado, quando o ministro Gilmar Mendes pediu vistas do processo. Desde então, diversos protestos pediram para que o ministro devolva o caso para ser julgado no plenário, que já havia decidido a matéria, por 6 votos a 1 contra o financiamento privado.

"As suspeitas sobre a origem do dinheiro que abasteceu campanhas, conforme revelado em delações premiadas da Lava Jato, reforçam a necessidade de mudanças no sistema eleitoral brasileiro. O atual sistema contém brechas que permitem a eventual ‘legalização’ de recursos ilícitos através de doações formais a campanhas eleitorais", ressaltou o presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, segundo reportagem da Folha.

De acordo com ele, "o mais adequado para limpar o Brasil, além da devida punição de eventuais culpados, respeitada a Constituição e o amplo direito de defesa, é acabar com o investimento empresarial em eleições e tornar crime a utilização do dinheiro não contabilizado, o chamado caixa dois".

*Brasil 247

 

Veja outras notícias

Fintechs atuaram para derrubar MP do IOF no Congresso Nacional

Embaixadores das fintechs: Roberto Campos Neto, do Nubank, e Rafael Furlanett, da XP, estiveram com parlamentares para impedir proposta que acabaria com privilégios de super-ricos, bets e fintechs Além do agronegócio e das plataformas de apostas (famosas bets), as...

Empregados conquistam reajuste zero para o Saúde Caixa

Endurecimento das negociações pela representação das empregadas e empregados e a mobilização das bases foram fundamentais Depois das fortes mobilizações ocorridas nesta semana nas agências e unidades administrativas da Caixa, as negociações avançaram na mesa de...

BB: Mais um golpe nos funcionários do Varejo

Trabalhadores criticam decisão unilateral do Banco do Brasil que gera sobrecarga e não resolve o balanço do banco A Diretoria de Varejo do Banco do Brasil comunicou que, nos meses de novembro e dezembro, os gerentes da rede estão proibidos de acionar a substituição...