Banco tinha em seu quadro cerca de 3 mil estudantes
Os boatos de que o Banrisul iria terceirizar a Central de Atendimento e o Call Center levaram o SindBancários a se reunir com o banco nesta quarta, dia 4, para pedir esclarecimentos sobre o procedimento.
Segundo o Diretor Operacional e de Atendimento, Ivandre de Jesus Medeiros, o que ocorreu foi a realização de um estudos para avaliar a contratação de terceirizados, estagiários e funcionários para os setores.
Ivandre explicou que a decisão foi pela admissão de concursados, consolidando a visão de empregados que possam fazer carreira nas unidades e se qualificarem, dando um melhor atendimento aos clientes. Por sua vez, o gerente de Gestão de Pessoas, Gaspar Saikoski, informou que o banco está chamando 60 concursados para a área.
"Sempre deixamos claro que o caminho certo a se seguir é contratar empregados, qualificando-os e dando perspectiva de carreira. Terceirizar não é péssimo somente para o trabalhador, é também para a empresa, que acaba perdendo em qualidade e passivos financeiros", analisa o presidente do SindBancários, Mauro Salles. "Esperamos continuar construindo soluções para os problemas através do diálogo com o banco, porém sempre valorizando o funcionalismo, sem deixar prevalecer uma visão que precarize o trabalho", complementa.
Entenda os Boatos
Os estudos foram motivados pela proibição, por parte da 10ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, a partir de uma ação do Ministério Público, do Banrisul renovar contratos de estágios vigentes e contratar novos sem aprovação do estudante em processo seletivo público que observe os princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade, publicidade e isonomia.
A ação do MP foi motivada por denúncias do SindBancários, que demonstravam o não respeito da Lei de Estágio, com atuação dos contratados em áreas sem relação com os cursos que faziam. A situação se mostrava ainda mais grave pelo fato do banco ter em seu quadro cerca de 3 mil estudantes.
*SindBancários