Trabalhadores querem garantir avanços na pauta
Banrisulenses de todo o Estado foram para o trabalho na manhã desta quinta-feira (24) vestidos de preto. O Dia Nacional de Luta mobilizou as bases dos 38 sindicatos filiados à Fetrafi-RS com paralisações parciais, retardamento na abertura de agências, distribuição de panfletos, reuniões nos locais de trabalho e outra atividades. O objetivo central da mobilização foi mostrar que os trabalhadores do Banrisul estão dispostos a lutar por melhores condições de trabalho e remuneração. Além disso, o segmento se prepara para engrossar mais uma greve nacional da categoria a partir da próxima semana.
Na penúltima rodada prevista pelo calendário de negociação específica com o Banrisul, ocorrida nesta quarta-feira, 24, houve poucos avanços quanto aos itens reivindicados pelos trabalhadores. A próxima rodada de negociações estava prevista para os dias 1º e 2 de outubro, mas diante da possibilidade de greve a partir do dia 30 de setembro, o Comando dos Banrisulenses se colocou à disposição para antecipar as reuniões.
Os banrisulenses também participam com o conjunto da categoria das assembleias gerais desta quinta-feira, convocadas pelos sindicatos, a fim de deliberar sobre a greve por tempo indeterminado.
Veja as atividades realizadas por alguns sindicatos no Dia de Luta:
Camaquã – O Sindicato fez uma paralisação na Agência de Tapes.
Caxias – As agências Centro e Pio X iniciaram seu expediente somente às 12h.
Carazinho – Na agência do centro todos os funcionários, fizeram protesto, vestindo roupa preta
Passo Fundo – O Sindicato fez paralisações na Agência Passo Fundo e na Superintendência Regional do Alto Uruguai.
Vale do Paranhana – O Sindicato promoveu o retardamento na abertura da agência do Banrisul de Igrejinha.
*Fetrafi-RS