Em Porto Alegre o destaque vai para a mostra de cinema Mulheres no Front e para o ato político na Redenção
A data é especial. Merece uma celebração à altura. O dia Internacional da Mulher deste ano conta com uma programação ampla, que abrange todos àqueles identificados com a luta pela igualdade de gênero. Atividades culturais, manifestações e atos públicos compõem o calendário envolvendo o 8 de março.
Mostra de Cinema
O CineBancários, casa de cinema do SindBancários – rua General Câmara, 424, Centro de Porto Alegre – traz em cartaz, desde a última segunda-feira (2) a mostra cinematográfica Mulheres no Front. Lemon Tree, Libertárias, Norma Era, Provoked e Silkwood integram a exposição. A mostra é uma iniciativa do SindBancários com o apoio da Federação dos Bancários RS, Apcef/RS e entidades feministas
Os filmes abordam as principais lutas das mulheres por direitos essenciais e também pelo seu espaço na sociedade. As sessões têm entrada franca e se estendem até o dia 11 de março. Confira a programação clicando aqui!
Ato na Redenção
No domingo, um dia antes da data oficial das mulheres, ocorrerá um ato público em um dos pontos mais conhecidos de Porto Alegre. A Fórum Estadual das Mulheres/RS prepara uma manifestação no Brique da Redenção – Av. José Bonifácio, Bom Fim. O ato conta com a parceria e o apoio de diversas entidades feministas e sindicais, como a Feeb/RS.
Marcha em SP
No mesmo dia, domingo, sairá de Porto Alegre a caravana composta por 100 mulheres que representarão o Rio Grande do Sul na 3ª Ação Mundial da Marcha Internacional das Mulheres (MMM). O título da ação é "Seguiremos em Marcha até que todas sejamos livres". No dia 8 de março, três mil mulheres marcharão de Campinas a São Paulo reunindo participantes de todas as idades, do campo e da cidade, comprometidas com a transformação das condições de vida da população feminina e, consequentemente, de toda a sociedade brasileira, a partir da eliminação da pobreza e da violência.
Encontro em Caxias do Sul
O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região promoverá, na segunda-feira (8), o encontro "Mulher Contemporânea", que vai debater o assédio moral e sexual, além das principais reivindicações e desafios da mulher atual. A atividade acontece no dia 8 de março, às 18:30 horas, na sede do Sindicato.
Participam do encontro Priscila Boaroto, procuradora do Ministério Público do Trabalho e assessores jurídicos do Sindicato. Stelamaris Zanatta fará a abordagem psicológica do assédio moral e sexual. Também é convidada Carina Silva, integrante da executiva da Marcha Mundial das Mulheres.
*Imprensa Feeb/RS