Notícias

DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL É COMEMORADO NO SÁBADO

Neste sábado, dia 21 de março, comemora-se o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Para marcar a data, entidades do movimento negro vêm realizando eventos para denunciar o racismo, a xenofobia e todas as formas de intolerância.

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória de uma tragédia ocorrida em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, quando 69 negros foram mortos por participar de um protesto pacífico contra a Lei do Passe, que obrigava os negros a portarem cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No Brasil, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem dando ênfase para ações de combate ao racismo, através da Secretaria Especial de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, criada em seu primeiro mandato. Um dos objetivos é promover a igualdade racial entre todos os setores da sociedade brasileira. Os negros, inclusive, representam quase a metade da população brasileira, chegando a 80 milhões de pessoas, e, apesar disso, o racismo ainda é um fator divisor e em evidência.

Tradicionalmente, o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial coincide também com as comemorações da independência de dois países africanos: a Etiópia, em 1975, e a Namíbia, em 1990.

Para quem não sabe, discriminação racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública.

*Fenae
20/03/2009

Veja outras notícias

COE Bradesco debate reestruturação no banco

Movimento sindical está preocupado com os rumos da instituição financeira A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu, na tarde de terça-feira (20), na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em São...