Notícias

Dirigentes da Fetrafi-RS participaram de curso de formação

Programa, organizado pela Contraf-CUT, inclui história sindical e ferramentas para mobilização dos trabalhadores

O curso de Formação Sindical para Dirigentes, da Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), foi realizado presencialmente, em Porto Alegre, para as bases da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS). O encontro ocorreu no dia 5 de dezembro e reuniu dirigentes de 19 sindicatos filiados à federação.

Para o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, “o Curso de Formação Sindical – Introdução à História do Movimento Sindical e Ferramentas de Luta apresenta um panorama da atuação sindical no Brasil, para que a história do movimento seja uma referência para a classe trabalhadora e para a categoria bancária”.

A metodologia segue as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky, com a construção do conteúdo de forma interativa. Entre os temas principais, estão o surgimento da consciência de classe, com detalhes sobre o nascimento dos sindicatos; as lutas que antecederam os sindicatos no Brasil, com foco na origem da organização sindical no país, o sindicalismo na Era Vargas e o enfrentamento ao golpe de 1964; trabalhadores e trabalhadoras na ditadura militar, que aborda as oposições bancárias, o surgimento da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a construção do Departamento Nacional dos Bancários (DNB); as ferramentas utilizadas ao longo da história pelo movimento dos trabalhadores; e o papel do dirigente sindical.

Zanon avalia que “a participação no Rio Grande do Sul foi excelente, com a presença de dirigentes de 19 sindicatos das bases da Fetrafi-RS. Isso contribuiu para a dinâmica das atividades”. Para o dirigente, “a formação tem um caráter estratégico para as ações das entidades sindicais, e o programa da Contraf-CUT é estruturado em um processo de construção coletiva, que considera a vivência dos participantes”.

O diretor de Formação da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha, entende que “a formação de dirigentes sindicais é condição essencial para um bom trabalho no sindicato, pois de nada adianta o altruísmo, se não houver também a consciência de classe e espírito solidário”. Para Rocha, essa combinação só ocorre “com muita formação, muito estudo e muita leitura”. Na opinião do diretor da Fetrafi-RS, “um projeto consistente de formação é fundamental para esse despertar, e foi o que procuramos fazer aqui em Porto Alegre, com o projeto de formação para novos dirigentes da Contraf-CUT”.

Leia também

>>>>> Curso de formação a dirigentes chega às bases da Fetrafi-MG

>>>>> Dirigentes da base da Feeb-SP/MS fazem o curso de formação da Contraf-CUT

>>>>> Curso a dirigentes chega às bases da Feeb-SP/MS

>>>>> Dirigentes da Fetrafi-SC fazem curso de Formação Sindical

>>>>> Curso de formação a novos dirigentes chega às bases da Fetrafi/SC

>>>>> Novos dirigentes da Federa-RJ fazem curso de Formação Sindical da Contraf-CUT

>>>>> Curso de Formação Sindical é realizado no Rio

>>>>> Curso de formação sindical debate conjuntura e apresenta ferramentas de luta

>>>>> Formação para novos dirigentes sindicais chega ao Centro-Norte

>>>>> Curso capacitou dirigentes e os motivou para a luta

>>>> Dirigentes elogiam curso da Contraf-CUT para novos sindicalistas

FONTE: CONTRAF

Veja outras notícias

Funcef: Empregados têm proposta e querem apresentar

Ampla maioria dos participantes rejeita proposta apresentada pela Caixa e pela Funcef e quer participar da construção de uma nova opção que não reduza seus direitos A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), juntamente com a Federação...