Notícias

DIRIGENTES GARANTEM LIVRE ESCOLHA DE FÉRIAS E PLANO DE VACINAÇÃO EM 2013

Reunião com a Gepes/BB aconteceu na última sexta

O SindBancários e a Fetrafi-RS se reuniram na manhã de sexta-feira, 3, com a GEPES/BB para tratar de questões demandadas na reunião realizada em 5 de julho. Na reunião ficou assegurado que o BB vai promover uma campanha de vacinação no próximo ano e a livre escolha para o período de férias dos colegas. A Federação foi representada na reunião pelo diretor Ronaldo Zeni.
Férias

Os funcionários do BB haviam denunciado que para gozar férias nos meses de verão estavam sendo coagidos a vender dez dias. No encontro do dia 5 o banco negou a prática. Hoje ficou acordado que o BB respeitará a IN (instrução normativa), que prevê o parcelamento dos 30 dias e também a venda, desde que o empregado demonstre interesse. Nada pode ser feito sob pressão ou coação.

Férias no PSO

No PSO o probelma era a impossibilidade de parcelar as férias. Na reunião ficou garantido, que está autorizado o fracionamento, sem a obrigatoriedade da venda de 10 dias. A conquista foi muito comemorada pleos empregados lotados no setor.

"Sobre o PSO, entendemos como positiva a reavaliação quanto à escala de férias. O BB não pode simplesmente mudar uma lógica de anos e que tem sido bem aceita pelo funcionalismo, somente por conta de suas reestruturações mal pensadas. Temos que permitir que cada local de trabalho possa ajustar sua escala de férias", declarou Ronaldo.

Vacinação

Os dirigentes reivindicaram que o banco ofereça a vacinação nos locais de trabalho e sem custos para todos os funcionários lotados em agências, postos de atendimento e departamentos do Rio Grande do Sul, pagos pelo banco. O BB se comprometeu, via Cassi, a realizar um planejamento para a vacinação em 2013 para o funcionalismo. Cabe lembrar que o Bradesco e o Itaú promoveram a vacinação para seus empregados em 2012, sem nenhum ônus.

"Estamos propondo um debate preventivo ao BB quanto à vacinação de 2013 para que não se repita o quadro deste ano, onde o BB foi o único banco que não vacinou seus trabalhadores. Esperamos que este tema possa ter um desfecho favorável nas próximas reuniões", concluiu o diretor.

Um plano mais detalhado será apresentado durante o Encontro Estadual de Saíude do BB, que acontecerá no dia 18 de agosto, a partir das 9h, na sede da Fetrafi-RS.

Segurança

Foi pautado na reunião que a guarda das chaves, com a abertura e fechamento das agências, seja feita por empresa terceirizada especializada. O cumprimento da legislação municipal da porta giratória na entrada do auto-atedimento, com recuo e guarda volumes, da lei dos vidros blindados e dos biombos nos caixas. O banco respondeu que trata o tema na mesa temática da Fenaban, mas que trará novas informações na próxima reunião, a ser agendada nas próximas semanas.

Vale-transporte

Foi reivindicado o pagmento do benefício para os empregados que moram fora do município. O banco argumentou que o assunto está sendo debatido na Justiça. Também alegou que segue a IN. Se você tem problemas sobre este tema denuncie ao Sindicato.

*SindBancários com edição da Fetrafi-RS

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...