Notícias

DÍVIDA CONSOME MAIS DA METADE DA RENDA DE 27% DOS INADIMPLENTES EM SP

A parcela de consumidores inadimplentes em São Paulo que têm mais da metade da renda comprometida com o pagamento de dívidas aumentou.

Segundo levantamento da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), 27% dos consumidores que tinham contas em atraso em junho declararam que mais da metade da renda familiar era usada para quitar débitos. Em março, essa parcela era de 23,7%.

Demanda por crédito tem queda recorde no primeiro semestre
Enquete: Você está adiando um financiamento ou empréstimo?

Outros 39,4% declararam ter entre um quarto e metade da renda comprometida, e 33,6%, até um quarto.

Quando questionados sobre o nível de endividamento da família, 25,4% dos consumidores inadimplentes declararam estar muito endividados em junho, ante 22,2% em março. Outros 30,8% disseram estar mais ou menos endividados e 32,2% se declararam pouco endividados.

Também cresceu a proporção dos inadimplentes que consideram que sua situação piorou quando comparada à do mesmo período do ano passado.

Em março, 17,2% se viam em situação pior que em 2011, percentual que subiu para 21,2% em junho. A parcela dos que se consideram em melhor situação caiu de 49,4% para 37,4%.

A porcentagem dos inadimplentes que acreditava que a situação financeira estará melhor no próximo ano diminuiu: 73,3% em junho contra 82,1% em março.

DESEMPREGO

O desemprego continua sendo a maior causa da inadimplência, segundo os entrevistados, representando 32,3% dos casos. Entretanto, o descontrole dos gastos subiu bastante em relação à última pesquisa, e hoje praticamente empata com o desemprego, com 29,8% das citações, segundo a Boa Vista.

O desemprego é a causa preponderante para a falta de pontualidade no pagamento das contas nas faixas de renda familiar até três salários mínimos (39,7%). Para as faixas acima de dez salários o descontrole financeiro também aparece como a principal causa (45,2%).

Dentre os inadimplentes entrevistados, 10% declararam que não terão condições de pagar suas contas em atraso. Outros 32% pretendem pagá-las à vista, e 67,5% de forma parcelada.

A pesquisa sobre o perfil do inadimplente foi realizada pela Boa Vista com 1.100 consumidores que procuraram o balcão de atendimento do SCPC em São Paulo.

Folha Online

Veja outras notícias