Notícias

Doação de órgãos traz esperança para quem espera por transplante

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, data que foi instituída com o intuito de conscientizar sobre a importância da doação para levar esperança a milhares de pessoas que aguardam na fila de espera por transplante. Além disso, é essencial pautar o debate para que a conversa sobre o tema ocorra entre familiares. No Brasil, a legislação determina que a família é responsável pela decisão de doar ou não os órgãos de seu ente falecido. Assim, mesmo que a pessoa tenha dito que queria ser doador, sua vontade só será respeitada se a família autorizar. Em caso contrário, os órgãos não serão retirados e a oportunidade da realização dos transplantes será perdida.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que a recusa familiar é o principal impedimento para doação de órgãos no país. Em 2022, mais de 45% das famílias não concordaram com a doação, enquanto mais de 60 mil pessoas aguardavam na fila de espera por um órgão. O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo e o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo financiamento de cerca de 90% dos transplantes no país, segundo o Ministério da Saúde.

São potenciais doadores de órgãos pacientes assistidos em UTI hospitalar com morte encefálica, ou seja, morte das células do Sistema Nervoso Central, que determina a interrupção da irrigação sanguínea ao cérebro, incompatível com a vida, irreversível e definitivo. Após o diagnóstico, a família é consultada e orientada sobre o processo de doação. É possível obter órgãos como rins, coração, pulmões, pâncreas, fígado, intestino e tecidos como córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias. As doações beneficiam vários pacientes, que aguardam por transplante em uma lista de espera única, organizada por estado ou região, que é monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Imprensa SindBancários

Veja outras notícias

Brasil bate novo recorde do nível de desemprego desde 2012

Levantamento do IBGE aponta ainda novos recordes de carteira assinada e de rendimento no trimestre encerrado em outubro O nível de desemprego no Brasil chegou a 5,4% no trimestre encerrado em outubro, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)...

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

  DIA: 08.12.2025  (segunda-feira) HORAS: 15.00 horas.  LOCAL: Sede do Sindicato, Rua Venâncio Aires 338                    ORDEM DO DIA: 1) Discussão e votação sobre a previsão orçamentária referente ao exercício de 2026;             2) Assuntos gerais....