Notícias

EM 5 ANOS, GANHOS SALARIAIS NO BRASIL FORAM MAIORES QUE MÉDIA MUNDIAL

Crescimento brasileiro foi de 2,7% em 2011

Os ganhos salariais reais (descontada a inflação) no Brasil foram maiores do que a média mundial, entre 2006 e 2011, de acordo com dados divulgados na última quinta-feira, 20, pelo diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo.

Em 2006, enquanto o aumento anual médio dos salários ficou em 4% no Brasil, a expansão no mundo ficou em 2,6%. Em 2011, o crescimento brasileiro chegou a 2,7% e no mundo, a 1,2%.
Segundo o diretor, o aumento salarial real torna-se um problema que gera inflação quando não é acompanhado de ganhos de produtividade. Mas, no período do estudo, o ganho de produtividade, 2% segundo estimativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ficou abaixo do aumento dos salários. "Em nenhum dos anos tivemos crescimento de salário real igual ao estimado para a produtividade", disse.

Apesar disso, o diretor destacou que o BC espera por moderação nos ganhos salariais nos próximos anos, o que vai contribuir para melhor a dinâmica dos preços. Ele citou que o aumento salarial do setor público deve ficar em 5% em 2013, 2014 e 2015. "No setor privado, as propostas de aumento salarial são mais moderadas do que as que tínhamos há algum tempo", acrescentou.

*Agência Brasil

 

Veja outras notícias

Acordo Coletivo do Saúde Caixa é aprovado com 65,84% dos votos

Assembleias realizadas em todo o país confirmam “reajuste zero” nas mensalidades do plano de saúde das empregadas e empregados da Caixa As empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal, titulares do Saúde Caixa, aprovaram a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho...

Saúde Caixa: Acordo dá fôlego à luta pela sustentabilidade do plano

Negociações asseguraram reajuste zero e o não repasse do déficit aos participantes. Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) segue aberto à votação pelo sistema Vota Bem até as 14h desta quarta-feira (12/11). Reunidos em plenária virtual, na noite desta terça-feira (11/11),...