Notícias

ENCONTRO DOS BANRISULENSES APROVA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES E CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO

Plenário deliberou um calendário de atividades de 16 de agosto a 10 de setembro, com caravanas em todas as agências do Banrisul no Interior e na Capital.

O 18º Encontro Nacional dos Banrisulenses encerrou no final da tarde de sábado, dia 14, com aprovação dos itens da pauta específica para a campanha nacional. A mesa de trabalho da plenária final foi integrada pelos diretores Carlos Augusto Rocha, da Fetrafi-RS, pelo secretário-Geral do SindBancários, Fábio Soares Alves, pelo diretor da Contraf-CUT, Antônio Carlos Pirotti, e a presidenta do Sindicato dos Bancários de Rio Pardo, Bartira Ferreira.

O encontro, que ocorreu no Hotel Embaixador, aprovou ainda a pauta específica de reivindicações será entregue à direção do banco na próxima sexta-feira, dia 20, dentro das atividades de lançamento da campanha nacional no Rio Grande do Sul.

Os banrisulenses participantes do encontro reafirmaram a necessidade de valorização e respeito do quadro funcional, por isso uma série de mobilizações e atividades foram aprovadas para garantir junto ao banco o cumprimento e o atendimento das propostas.

O plenário deliberou um calendário de atividades de 16 de agosto a 10 de setembro, com caravanas em todas as agências do Banrisul no Interior e na Capital, com objetivo de divulgar a pauta específica, além de chamar os colegas à mobilização conjunto com os demais bancário do Brasil.

Ficou definido que campanha, caso não tenha suas questões de índice de reajuste, PLR e demais questões resolvidas de forma satisfatória, seja convocada assembleia até 15 de setembro para deliberar o indicativo de greve nacional.

A decisão será encaminhada para avaliação do Comando Nacional dos Bancários, para indicar o melhor período para se decretar a paralisação da categoria ainda no mês de setembro, antes da realização do primeiro turno das eleições.

Ainda foram aprovadas resoluções e moções pela luta em defesa do Banrisul público e sob o controle da sociedade gaúcha.

A pauta prevê temas como: quadro de carreira, saúde e condições de trabalho, segurança bancária, democratização do banco, estagiários, empréstimo retorno férias, prêmio desempenho, auxílio educação, auxílio refeição e alimentação, Fundação, Cabergs, isonomia, remuneração variável, perda acumulada Fenaban, assédio moral e assédio sexual, aditivo e concurso público. A integra do documento, elaborado pelo Comando Nacional dos Banrisulenses, Fetrafi-RS e Sindicatos Filiados, será disponibilizado a partir de segunda-feira, dia 16, pela Federação.

No final foram eleitos os representantes do Comando dos Banrisulenses, das comissões paritárias de Saúde e de Segurança Bancária. O Comando tem 23 integrantes (onze titulares e 12 suplentes), dez na Saúde (cinco titulares e cinco suplentes) e seis na Segurança (três titulares e três suplentes).

* SindBancários

 

Veja outras notícias