Notícias

ENTIDADES DEBATEM JORNADA E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM A CAIXA

Empresa informou a ampliação da rede de atendimento

Uma reunião entre o SindBancários a Fetrafi/RS e a Superintendência Regional Leste Gaúcho da Caixa na terça-feira, dia 24, tratou do cumprimento de cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho e do Acordo Aditivo de Trabalho 2011/2012. Os dirigentes sindicais ainda apontaram problemas em relação ao cumprimento da jornada de trabalho de 6 horas, bem como da compensação de 50% das horas-extras realizadas. Sem prévia combinação, alguns trabalhadores são dispensados durante a jornada normal.
A SR se posicionou contrária a situação, ponderando que sempre orienta, previamente, as unidades para que se organizarem com os empregados, as folgas, conciliando com interesse. Na visão das entidades sindicais, a sobrecarga de trabalho e a jornada extraordinária são o reflexo da falta de empregados. A ampliação do quadro funcional é a única solução para enfrentar a enorme demanda de trabalho.

Os dirigentes cobraram o cumprimento da Cláusula 30 da CCT, que trata da pausa de 10 minutos (para cada 50 minutos trabalhados) nas atividades repetitivas e entrada de dados. Questionada sobre a estimulação desta prática, a SR Leste Gaúcho alegou que respeita todas as diretrizes estabelecidas pela empresa, referentes à negociação coletiva. Na reunião, a Superintendência reforçou a orientação para que os trabalhadores efetivamente façam intervalo.

Novas unidades

O Sindicato e a Fetrafi/RS também foram informados sobre a ampliação da rede de atendimento da Caixa. Para suportar o incremento da demanda e a verificada após a redução dos juros, novas unidades serão inauguradas até o final do ano em Porto Alegre, Região Metropolitana e Litoral.
Para os dirigentes sindicais, esta é uma notícia importante, mas somente poderá se comemorar a partir do momento que estas unidades sejam dotadas de pessoal suficiente para o atendimento digno à população, com boas condições de trabalho e apresentando todos os itens de segurança necessários, como vidros blindados e porta-giratória antes do auto-atendimento.

Saúde Caixa

Em relação ao Saúde Caixa, debateu-se a falta de médicos e estabelecimentos credenciados nas diversas cidades da abrangência da SR Leste Gaúcho. Este tema será encaminhado ao Comitê de Credenciamento do Saúde Caixa no Rio Grande do Sul. O objetivo é envolver os demais sindicatos que possuem unidades vinculadas à SR Leste Gaúcho.

Participaram da reunião com o superintendente regional Eduardo Júnior Kisner, o diretor da Fetrafi/RS, Devanir Camargo da Silva; e os diretores do SindBancários, Maristela da Rocha e Tiago Vasconcellos Pedroso.

*SindBancários

 

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...