ESCLARECIMENTO PROPOSTA DE ACORDO RVs
Colegas Banrisulenses, recentemente o banco propôs acordo para quitação das RVs a todos os Sindicatos. Alguns não entraram com ações das RVs, caso do Sindicato do Erechim, e nesse caso aconselhamos a aceitar os termos de acordo.
Diferentemente é o caso do Sindicato dos Bancários de Carazinho, que ajuizou ações em 2017 e 2019.
Alguns ONs já receberam em 2019, uma ação referente aos reflexos da Gratificação semestral de uma das ações de 2017.
Temos ainda duas ações das RVs de 2017 que ainda estão no TST, portanto, sem data ainda de sentença final.
Além disso, também há outra ação de 2019 das RVs que contempla todas os reflexos da RV1, RV2, RV3 e RV4 em que o banco tem até fevereiro de 2023 pra apresentar os cálculos, portanto já em fase final do processo.
O banco enviou proposta de acordo para este sindicato dessas ações, mas 2 dias após apresentar os valores, o jurídico do Banco, Sr. Daniel enviou um email ao nosso sindicato dizendo que os valores apresentamos estavam errados e que “foi constatado erro material grave, com grande divergência de valores no cálculo enviado a esse Sindicato”
Assim foi retirado a proposta e que “poderá, eventualmente após conferência dos novos cálculos, ser incluído o referido processo em pauta para conciliação.”
Portanto, até o momento não repassamos nada ainda aos colegas do Banrisul, pois estamos aguardando apresentação dos novos cálculos pelo Banco para análise de todos os interessados.
Mas, antecipadamente já aconselhamos, caso o banco apresente uma nova conciliação das RVs, àqueles que não vão sair no PDV a não aceitaram, pois o deságio é muito grande e além disso, segundo breve avaliação da assessoria jurídica da Federação e também de alguns sindicatos, nos processos até 2017, que existe uma discrepância entre os valores apresentados pelo Banrisul, se comparados com os cálculos que já estão nos autos. (É o caso somente dos seis processos que já estão na fase de cálculos).
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE CARAZINHO E REGIÃO