Notícias

EXPOSIÇÃO NA INTERNET: SAIBA COMO PROTEGER SUA PRIVACIDADE

Profusão de redes sociais exige maior cuidado com publicação de informações na redeAline Bianchini

Você colocaria em um poste, no meio da rua, informações pessoais como endereço e telefone ou diria se está viajando? Não? Então por que escreveria isso em uma rede social na internet? Essa é a reflexão que sugere Raquel Recuero, especialista em mídias sociais e professora do curso de Comunicação da Universidade Católica de Pelotas, aos internautas. A pesquisadora alerta para a necessidade de compreender a web como um espaço público.

– As pessoas têm de se dar conta de que não estão sozinhas em frente ao computador. Que "do outro lado" há milhões de pessoas, e não somente seus amigos, tendo acesso a todas as informações – explica.

Dados aparentemente inocentes em redes sociais podem causar transtornos. Foi assim para três companheiras de apartamento, que preferem não se identificar. As jornalistas, de 27, 26 e 24 anos, combinavam, por meio da rede social Facebook, o retorno de viagem de uma delas. Alguém, que já conhecia o endereço e hábitos das amigas, ficou sabendo pela rede que a casa estaria vazia e invadiu. O resultado foi um prejuízo de mais de R$ 5 mil, especialmente em equipamentos fotográficos.

As amigas garantem que hoje procuram ter mais cuidado com o que postam.

– Só colocamos informações nas redes sociais porque queremos encontrar emprego, fazer contato com amigos, criar grupos de convivência. Não nos demos conta que muitas pessoas podem agir de má fé – acrescenta.

Gustavo Fischer, coordenador do curso de pós-graduação em design da Unisinos e especialista em mídias digitais, alerta que os internautas devem ver a web como um grande canal social, onde todas as ações ajudam na construção de sua imagem.

– Se é tão importante se revelar mais para um grupo de pessoas, esse grupo precisa ser mais filtrado – alerta Fischer, salientando o uso benéfico das ferramentas de bloqueio de pessoas desconhecidas nas redes sociais.

A auxiliar de laboratório, Amanda Guedes, 26 anos, passou a selecionar seus contatos após enfrentar graves problemas com alteração de imagens. Há cerca de um ano e meio, seus contatos no Orkut começaram a receber uma foto onde ela aparecia nua.

– Conseguimos provar que era uma montagem, mas, na época, foi uma situação constrangedora. Meus amigos e familiares receberam a foto – lamenta Amanda, que hoje tem seus álbuns de fotos visíveis apenas para os amigos nas redes de relacionamentos.

A falta de conhecimento técnico pode acarretar consequências sérias quando se trata de privacidade na internet. Alexandre Hashimoto, coordenador do curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas Rio Branco e especialista em segurança, explica que ter um bom antivírus não é o suficiente para assegurar proteção na web.

– Isso vai garantir 70% da segurança da sua máquina. Os outros 30% são regulados pelo comportamento do internauta – garante.

ZeroHora 

Veja outras notícias