A Federação dos Bancários promoveu na última quinta-feira, dia 17, a reunião do seu Coletivo Estadual de Saúde. A pauta das discussões foi, entre outros assuntos, as mudanças de regra da Previdência Social e a Campanha Tudo Tem Limite! Tolerância Zero com a Violência nos Bancos.
O assessor jurídico do SindBancários, advogado Antônio Vicente Martins, apresentou algumas considerações sobre o Sistema Previdenciário no passado, nos dias atuais e sobre as propostas de alteração futura da legislação. Na sua opinião, o princípio básico da Previdência Social é a solidariedade, mas o que se vê na realidade é uma lógica arrecadadora de Seguro e não de seguridade social.
Em relação à proposta de mudança de legislação, atualmente em processo de votação na Câmara dos Deputados, Martins esclareceu que esta medida deverá trazer repercussões para os trabalhadores já inseridos no mundo do trabalho, mas seus maiores impactos serão para quem ingressar futuramente no mercado de trabalho.
Plano de ação da Campanha Tudo Tem Limite
A Campanha "Tudo Tem Limite – Tolerância Zero com Violência dos Bancos " foi assunto na segunda parte da reunião. O diretor de Saúde da Feeb/RS, Amaro Souza, juntamente com a Assessora de Saúde do SindBancários e da Feeb/RS, Jacéia Netz, apresentaram a campanha aos dirigentes sindicais presentes.
O projeto, lançado em outubro de 2009 pelo SindBancários em conjunto com a Feeb/RS, tem como foco principal proteger a saúde do bancário, combatendo as práticas de abuso moral e sexual, condições adversas de trabalho, imposição de metas abusivas, longas jornadas e ainda as "doenças profissionais" – causadas por esforços repetitivos e sofrimento psíquico.
O objetivo é estabelecer uma comunicação direta com os bancários, para que denunciem as situações de violência no seu trabalho. Jacéia apresentou os dados do projeto, que já vem sendo realizado no Sindbancarios. Segundo ela há necessidade imediata de implantação do Tudo Tem Limite em todo o Estado, visto que muitas das denúncias recebidas são de fora da base de Porto Alegre.
O diretor de Saúde da Feeb/RS, Amaro Souza, que coordenou a reunião, destacou que os dirigentes "ficaram entusiasmados com o projeto. Agora, temos a perspectiva de avançar mais nas questões de saúde bancária, com a viabilização do projeto "Tudo Tem Limite", tolerância zero contra violência organizacional dos bancos. Começaremos a entrar em ação no interior com reuniões e lançamentos em todas as regionais da Federação a partir de março de 2010", relatou Amaro.
Veja as datas:
Regional Sul (Pelotas): 12/03/2010
Regional Vale dos Sinos e Litoral (Taquara): 19/03/2010
Regional Missões (Santo Ângelo): 26/03/2010
Regional Fronteira (Livramento): 16/04/2010
Regional Serra (Passo Fundo): 23/04/2010
Regional Centro (Santa Maria): Data a confirmar
Fonte: FeebRS