A Federação dos Bancários RS lançou nesta quarta, dia 31, durante a Reunião do Sistema Diretivo, uma ferramenta inovadora contra o abuso dos bancos. O software de controle das demissões de bancários permitirá a organização de todas as informações sobre as homologações de rescisões de contrato efetuadas em todos os sindicatos afiliados. O treinamento para administração do sistema foi coordenado pelo diretor da Feeb, Jorge Vieira e reuniu dirigentes e funcionários dos sindicatos.
O programa está sendo chamado de "Sistema Online de Administração das Homologações de Rescisões de Contrato de Trabalho de Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS". Através do software, que será vinculado ao site da Feeb/RS e à Área de Eventos, poderão ser consultadas as estatísticas de bancários demitidos no estado.
O diretor da Feeb/RS, Jorge Vieira, destaca a importância da inovação para o avanço da luta sindical. "Esta é mais uma ferramenta que vai subsidiar as direções sindicais no debate com os banqueiros sobre as frequentes demissões na categoria. A partir da implantação deste sistema, o movimento sindical terá dados concretos e oficiais sobre demissões de bancários, quer seja por faixa salarial, tempo de serviço, gênero e outras peculiaridades", ressalta Jorge.
Para o diretor do Sindicato de Alegrete, Valter Roberto Fonseca Thiel, um dos pontos positivos é que o novo software de controle de demissões vai permitir o cadastro completo de associados. "Nossas rescisões estavam arquivadas apenas em papel. Através do software poderemos consultar os dados com maior facilidade. Além disso, a possibilidade de cadastrar todos os associados é muito importante, pois teremos acesso às informações sobre a vida laboral dos bancários".
Valter diz ainda, que o Sindicato já foi consultado diversas vezes pela imprensa sobre as demissões. "Este programa vai permitir a emissão de relatórios e com isso poderemos dar retorno imediato para este tipo de solicitação", observa.
"A ferramenta é ótima, mas agora vai depender do empenho de cada sindicato e dos diretores responsáveis pela atualização das informações. É um software muito útil tanto para os sindicatos quanto para a Federação. Precisamos nos organizar e ter os números corretos e atualizados sobre as demissões que são efetivadas pelo sistema financeiro", salienta Ciro Becker, diretor do Sindicato dos Bancários de Camaquã.
Demissões em Porto Alegre e região
As demissões na região de atuação do SindBancários podem ser vizualizadas diretamente do site da entidade. Os interessados encontram a tabela completa, contendo todas as instituições financeiras que atuam em Porto Alegre e o número de demissões, separadas por mes, no link Quem Somos > Departamentos > Jurídico > Homologações, ou clicando aqui. Lá também estão listadas outras causas de desligamentos dos bancários, como pedidos de dispensa e aposentadorias.
A estatística compreende o período de 2008 a 2010.
Fonte: Feeb/RS