
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o novo presidente do Banrisul defende o banco público
Assumiu, na quarta-feira (16), o novo presidente do Banrisul, Fernando Lemos. De volta à liderança da instituição, ele reiterou em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, que o Banrisul continuará público, forte e saudável em sua gestão. Lemos também afirmou que a ideia é retomar a relação com pequenos e médios comércios para melhorar resultados do banco.
O movimento sindical enxerga o nome de Lemos como uma sinalização de abertura do diálogo e fortalecimento do banco público. “Esperamos que a nova gestão trabalhe em sintonia com as necessidades e a opinião da maioria dos gaúchos e gaúchas, pelo fortalecimento do papel social do Banrisul público e pela excelência na relação com seus clientes e empregados”, comenta o presidente do SindBancários, Luciano Fetzner.
O diretor de Comunicação do SindBancários, Gilnei Nunes, entende que, com a chegada do novo presidente, é urgente resolver assuntos como a revogação do novo quadro de carreira. “O Sindicato se dispõe a formar um grupo de trabalho com o banco para a construção de um novo plano, em duas vias, e não de forma unilateral e cheio de defeitos como feito até aqui pelo Banrisul. Também é preciso discutir e encontrar soluções para sanar as ações coletivas de 7° e 8° hora, resolvendo de vez este passivo. O papel do SindBancários é defender incondicionalmente os direitos dos bancários e bancárias, assim como manter a responsabilidade pela manutenção do Banco público”, avalia Nunes.
A gestão anterior de Fernando Lemos durou sete anos, entre 2003 e 2010, quando o Banrisul foi eleito o melhor banco público do País. O dirigente também atuou como diretor do banco de 1996 a 1999. Antes, comandou a extinta Caixa Econômica Estadual em 1990 e 1991. Advogado, Lemos é formado pela Universidade de Brasília e foi desembargador do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul.
Confira o trecho da entrevista em que Fernando Lemos fala sobre privatização e ampliação do serviço Banricompras:
Confira aqui a íntegra
Imprensa SindBancários