Notícias

FETRAFI-RS ALERTA: BANCOS ESTÃO DESCUMPRINDO PROTOCOLOS DE COMBATE AO CORONAVÍRUS

Bancários e sindicatos devem ficar atentos e denunciar agências que não cumprem os acordos "" Os bancos estão retrocedendo nas medidas para prevenção do coronavírus e não estão cumprindo com os protocolos estabelecidos em negociação com o Comando Nacional dos Bancários quando identificados casos de infectados nas agências. Segundo a diretora de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Federação, Denise Falkenberg Corrêa, nos últimos dias surgiram várias denúncias de que agências do Rio Grande do Sul estão burlando o que foi definido sobre fechamento de agências para sanitização e revezamento.

Os protocolos negociados definem o procedimento de sanitização no caso de funcionário ter o teste confirmado para a Covid-19: a agência deve ser imediatamente fechada; desinfectada; a pessoa com a doença deve ser afastada do trabalho, bem como aqueles que tiveram contato com ela e, após, o banco pode reabrir com outra equipe. 
 
"Infelizmente isso não está acontecendo. Estamos recebendo diversas denúncias. Por isso, orientamos os sindicatos que fiscalizem os bancos de suas regiões e que procurem a Secretaria de Saúde, o Ministério Público e até mesmo a polícia local, pois colocar a vida das pessoas em risco, é um ato criminoso”, alerta Denise.
 

Avanços conquistados pela categoria

 
A categoria bancária é uma das mais ativas nas negociações com as entidades patronais para garantir a preservação da saúde dos trabalhadores e das trabalhadores. Desde o início do isolamento social no Brasil, o Comando Nacional dos Bancários vem se reunindo sistematicamente com os bancos e, por isso, conseguiu garantir algumas medidas importantes, como:
 
– trabalho remoto e afastamento para as pessoas dos grupos de risco;
– revezamento de equipes;
– equipamentos de proteção no local de trabalho;
– atendimento aos clientes por agendamento;
– cuidados com a limpeza e higienização dos locais de trabalho.
 

Testes para minimizar os riscos

 
A reivindicação atual da categoria é para que os bancos testem todos os seus funcionários para o coronavírus, uma vez que eles estão diariamente expostos aos riscos de contaminação. "Nós estamos na linha de frente no atendimento à população, o que no deixa mais expostos. E como não há vacina, a única saída que temos no momento para minimizar os riscos é realizar os testes”, destaca Denise.
 
A diretora da Fetrafi-RS lembra, ainda, que a Covid-19 foi reconhecida como doença ocupacional pelo Supremo Tribunal Federal. Por isso, todos os bancários e bancárias que forem afastados do trabalho por conta da doença, devem guardar toda a documentação e laudos para emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
 
FONTE: FETRAFI

 

Veja outras notícias

Assembleia aprova projeto que congela investimentos no RS por 10 anos

PLC era uma das últimas exigências para adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta terça-feira (17), por 32 votos a 13, o PLC 48/2022, que altera a lei estadual do teto de gastos para limitar o...

COE e Bradesco negociam retorno ao trabalho presencial

Funcionários devem voltar até o dia 6 de junho; ACT de Teletrabalho passa a valer a partir de segunda-feira (23) A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco se reuniu com a direção do banco nesta terça-feira (17) para debater o retorno ao trabalho...

%d blogueiros gostam disto: