Notícias

Fetrafi/RS completa 80 anos

Comemoração contou com presença de personalidades políticas e do movimento sindical em dia de homenagem a entidades filiadas, funcionários e prestadores de serviços

Representantes das entidades sindicais que compõem a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Fetrafi) do Rio Grande do Sul, funcionários e parceiros das áreas jurídicas e de comunicação, que atuam junto ao movimento sindical do ramo no estado, foram homenageados, no dia 5 de maio (sexta-feira), em comemoração pelos 80 anos da Federação.

A atividade aconteceu após uma planária da direção da entidade, que contou com as presenças do presidente da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do SUL (CUT/RS), Amarildo Cenci, do vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Vinicius Assumpção, do superintendente regional do Trabalho no RS, Claudir Nespolo, e do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT), que foi o responsável pela análise de conjuntura política e econômica.

Bohn Gass ressaltou que, apesar da vitória da esquerda, o Congresso Nacional segue ultraconservador, o que dificulta a possibilidade de mudanças. No entanto, o deputado observou que, em quatro meses de mandato, o atual governo, obteve alguns êxitos, como a derrubada do orçamento secreto; a aprovação da PEC da Transição, que garantiu recursos para o ano de 2023; e a retomada da pauta ambiental na política mundial. “Com Lula, o Brasil voltou ao cenário da geopolítica”, observou.

Prioridades

O deputado elencou como prioridades do governo Lula aprovar a reforma tributária; derrubar os juros; manter investimento, acabando com o teto de gastos; alterar a reforma trabalhista; e enfrentar a questão das fake news, que estão minando o processo democrático. “Derrotamos Bolsonaro, mas não o bolsonarismo. A sociedade, politicamente, está doente”.

O vice-presidente da Contraf-CUT, Vinícius Assumpção, observou que muitas das prioridades do governo são também prioridades para a classe trabalhadora e especificamente para as categorias do ramo financeiro. “As altas taxas de juros afetam toda a sociedade. Estão levando a população, as empresas e o comércio para o endividamento. Empresas fecham e, com isso, aumenta o desemprego e a pobreza. O país sofre, e o Estado não tem recursos para alavancar a retomada do crescimento”, disse. “Por isso, também temos que pensar logo na aprovação do novo arcabouço fiscal, de forma que haja novas regras para a aplicação dos recursos, mas também temos que fazer a reforma tributária, para simplificar a estrutura fiscal, mas, principalmente para aumentar o volume de tributos arrecados da porção bem mais rica da sociedade e reduzir o das classes média-baixa e baixa. Estes são alguns dos pontos pelos quais encampamos a luta do atual Governo Federal”, completou.

Entre as intervenções da categoria, ressaltam-se o maior uso das redes para combater as fake news, a criação de estratégias de trabalho com a minoria no Congresso, a recolocação do movimento sindical no papel de enfrentamento da conjuntura política e a revisão da reforma trabalhista.

Agenda

Veja abaixo o calendário de atividades aprovado pelos bancários na plenária da Fetrafi/RS.

09/05 > Reunião da Comissão Organizadora;
11/05 > Publicação do Edital de Convocação do 14º Congresso, que será realizado nos dias 14 e 15 de julho;
31/05 > Prazo final para os sindicatos informarem à Fetrafi/RS as listas nominais dos(as) associados (as) da ativa;
02/06 > Reunião da Comissão Organizadora do Congresso para conferir a documentação encaminhada pelos sindicatos e informar quantos(as) delegados(as) cada sindicato pode eleger, respeitando a cota de gênero de 30%;
15/06 > Assembleias locais para escolha de Delegados;
21 a 29/06> Prazo para inscrição de delegados (as) e observadores (as);
14 e 15/07 > Realização do 14º Congresso Ordinário da Fetrafi/RS.

Fonte: Contraf-CUT, com informações da Fetrafi/RS

Veja outras notícias

Santander ouve demandas dos empregados do RS

Representantes dos trabalhadores e do banco se reuniram nessa quarta-feira (10/4) Nesta quarta-feira, 10 de abril, dirigentes sindicais e empregados do Santander de todo o estado estiveram reunidos com representantes do banco na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre. Os...

Funcef precisa de diretoria e conselheiros capacitados

Votação já começa na próxima semana; conheça bem os candidatos Nos últimos anos, a Funcef e os participantes de seus planos têm enfrentado inúmeras dificuldades e ataques, com projetos de lei e resoluções de órgãos de controle que reduzem as responsabilidades das...