Entidades reuniram com direção do Banco
Diretores da Fetrafi-RS e do SindBancários estiveram reunidos na última quinta-feira (14) com representantes do Banrisul para obter mais informações sobre a extinção da unidade da Rede Banricompras.
Entenda o caso:
A diretoria do Banrisul emitiu a resolução nº 4697, em 7 de outubro de 2013, extinguindo a Unidade de Rede Banricompras, com transferência da estrutura e das atividades para a Banrisul Cartões. Também tramitam na Assembleia Legislativa, em caráter de urgência, dois Projetos de Lei (PL). O PL 279 busca a autorização para a criação da subsidiária Banrisul Cartões.
Outro Projeto de Lei, de n° 276, que trata da autorização para a criação de uma corretora, subsidiária para atuar no ramo de distribuição de seguros, previdência aberta e capitalização, também aguarda votação da Assembleia. Esses projetos geraram muitas especulações e preocupações para o quadro de funcionários do Banco.
"Não somos contra iniciativas que viabilizem e dinamizem o banco. O que nos preocupa é que esse debate seja transparente e que não traga prejuízos aos trabalhadores e à manutenção do Grupo Banrisul como empresa pública a serviço da sociedade gaúcha", explicam os dirigentes sindicais.
O movimento sindical destacou na reunião com o Banco que está vigilante quanto à preservação dos direitos dos trabalhadores e para garantir o Banrisul público.
"Foram os sindicatos que propuseram a Emenda Constitucional (EC) número 31, de junho de 2002. A lei foi aprovada na Assembleia Legislativa e condiciona qualquer intenção de venda do Banrisul a um plebiscito. Estamos buscando garantias de que essa legislação seja estendida para as subsidiárias da instituição", argumentam os dirigentes sindicais.
Diante disso, o SindBancários e a Fetrafi-RS tomaram a iniciativa de procurar a presidência do Banco e lideranças da Assembleia Legislativa para maiores esclarecimentos. As entidades também acionaram as assessorias econômica e jurídica para dar suporte no acompanhamento do processo.
"Não permitiremos que os interesses dos trabalhadores sejam afetados e continuaremos firmes na defesa do Banrisul", garantes os sindicalistas.
*SindBancários