Notícias

FETRAFI-RS REÚNE EMPREGADOS E EMPREGADAS DA CAIXA

A Fetrafi-RS convida empregados e empregadas da Caixa de todo o Estado para reunião no dia 14 de abril, sábado, na sede da entidade, em Porto Alegre. O encontro vai debater a proposta de implantação do Programa Próprio de Participação nos Lucros e Resultados – PLR da Caixa; Comissões de Conciliação Voluntária e problemas específicos dos empregados do setor de Tesouraria da empresa.
Encontro vai debater modelo de PLR e Comissão de Conciliação Voluntária
Os delegados e delegadas sindicais da Caixa já foram convocados por correspondência encaminhada via malote interno da Caixa. A Fetrafi-RS também conta com o apoio dos seus sindicatos filiados na divulgação da reunião e para viabilizar a participação dos empregados lotados em suas bases territoriais.
Programa Próprio de Participação nos Lucros e Resultados
A discussão sobre o modelo próprio de distribuição dos lucros da Caixa envolve a Contraf/CUT, federações, sindicatos e representantes do banco em um GT específico. Este debate parte de uma decisão do governo federal de fixar em 11,25% a parcela do lucro a ser distribuída para os funcionários das estatais. No caso da Caixa, caso o valor distribuído pela regra básica da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) seja superior aos 11,25%, vale a CCT, cujo limite é de 15%.

Os empregados já colocaram para o banco algumas premissas fundamentais que a proposta precisa contemplar. Entre elas, estão a não vinculação a metas e a garantia de um modelo que contemple todos os bancários.

CCV específica para a 7ª e 8ª hora:

Após assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2011/2012, a CAIXA e o movimento sindical se comprometeram de discutir um termo aditivo para ampliação do público alvo da CCV, no prazo de 60 dias após a assinatura do Acordo Aditivo. O termo vale para empregados ativos que desejarem postular possíveis direitos referentes à 7ª e 8ª horas dos cargos em comissão de natureza técnica. No Encontro do dia 14 de abril, os empregados da Caixa no RS terão a oportunidade de iniciar o debate e se posicionar sobre o assunto.

*Fetrafi/RS

 

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...