Notícias

FETRAFI-RS REÚNE SISTEMA DIRETIVO NESTA SEXTA-FEIRA

Reunião vai discutir mobilização para a Campanha Salarial

A Fetrafi-RS reunirá representantes dos seus 38 sindicatos filiados e a Direção da entidade nesta sexta-feira, dia 19, para discutir encaminhamentos da Campanha Salarial 2011. A reunião inicia às 9h30, na sede da Federação, em Porto Alegre. De acordo com a pauta da reunião, os dirigentes sindicais irão referendar as minutas de pré-acordo de negociação e de reivindicações da categoria bancária, aprovadas na 13ª Conferência Nacional dos Bancários.

Além de encaminhar as demandas formais da Campanha Salarial 2011, os integrantes do Sistema Diretivo irão discutir estratégias de mobilização e organização da categoria para enfrentar mais um embate com os banqueiros.
A pauta de reivindicações dos bancários foi entregue à Fenaban na última sexta-feira,12, mas ainda não há previsão para o início das negociações com os banqueiros. Este ano os trabalhadores do setor irão lutar por um aumento real de 5% nos salários, mais o percentual de inflação acumulado no período compreendido entre setembro de 2010 e agosto de 2011, totalizando 12,8%.

A melhoria da Participação nos Lucros e Resultados é outra prioridade para os bancários, que consideram os critérios atuais de pagamento do benefício insuficientes, diante da alta lucratividade do sistema financeiro. Os bancários reivindicam o pagamento de três salários, mais o valor fixo de R$ 4.500.

Entre as reivindicações relacionadas à saúde e condições de trabalho destacam-se o combate ao assédio moral, a valorização dos funcionários e o emprego decente.

Financiários

Outro tema em debate no Sistema Diretivo será a Campanha Salarial dos Financiários. As negociações com o Sindfin iniciaram no dia 11 de julho, quando representantes da Fetrafi-RS e entidades filiadas entregaram a pauta de reivindicações dos financiários ao sindicato patronal. Até agora ocorreram três rodadas de negociação, sendo que a última foi realizada na manhã desta segunda-feira, 15. O SD irá avaliar possíveis propostas do Sindfin.

* Fetrafi-RS

 

Veja outras notícias

Santander ouve demandas dos empregados do RS

Representantes dos trabalhadores e do banco se reuniram nessa quarta-feira (10/4) Nesta quarta-feira, 10 de abril, dirigentes sindicais e empregados do Santander de todo o estado estiveram reunidos com representantes do banco na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre. Os...

Funcef precisa de diretoria e conselheiros capacitados

Votação já começa na próxima semana; conheça bem os candidatos Nos últimos anos, a Funcef e os participantes de seus planos têm enfrentado inúmeras dificuldades e ataques, com projetos de lei e resoluções de órgãos de controle que reduzem as responsabilidades das...