Notícias

Funcef lança pesquisa sobre criação do Plano Família

Pesquisa quer conhecer a receptividade dos participantes para um novo plano de previdência que pode beneficiar parentes até 3º grau

A Funcef iniciou, na última semana, uma pesquisa para ouvir a opinião dos participantes sobre a criação de um novo plano de previdência complementar voltado a seus familiares. O produto, chamado “Plano Família”, está em estudo e será estruturado na modalidade Contribuição Definida (CD), podendo beneficiar parentes até o 3º grau.

As principais características do plano em estudo são: flexibilidade para o participante definir quem fará os pagamentos, se ele mesmo ou o familiar beneficiado, além do valor das contribuições, que pode ser ajustado a qualquer momento.

Todo o valor contribuído será integralmente destinado ao saldo de conta, sem cobrança de taxa de carregamento ou de saída. O plano também vai permitir resgates parciais dos valores acumulados, oferecer cobertura para morte e invalidez e vai possibilitar dedução das contribuições na base de cálculo do Imposto de Renda pelo modelo completo, até o limite de 12% da renda bruta anual.

Além disso, os valores acumulados poderão ser repassados diretamente aos beneficiários indicados, facilitando a sucessão patrimonial.

“A pesquisa é fundamental para sabermos o que os participantes pensam sobre o Plano Família. Essa é uma forma de ampliar os benefícios oferecidos pela Funcef aos participantes e seus familiares”, afirmou Jair Pedro Ferreira, diretor de Benefícios eleito pelos participantes.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, destacou a importância da pesquisa e reforçou que é papel das entidades ouvir os participantes antes de qualquer decisão. “Toda proposta precisa ser amplamente debatida e construída com base no diálogo. Por isso é muito importante que os participantes participem e manifestem suas opiniões”, avaliou.

Os participantes receberam a pesquisa por e-mail. Ela também está disponível no Autoatendimento da Fundação, que pode ser acessada por meio deste link (clique aqui) .

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...