Notícias

FUNCIONÁRIOS E FUNCIONÁRIAS DO BANCO DO BRASIL DO RS DEFINEM PROPOSTA PARA 31º CONGRESSO NACIONAL

Durante Encontro Estadual, delegados(as) propõem renovação de acordo e medidas de proteção à vida no contexto da pandemia "" 

Ocorreu no último sábado, 4 de julho, o 22º Encontro Estadual dos Funcionários do Banco do Brasil, no qual foram definidas as propostas que serão levadas ao Congresso Nacional do BB, nos dias 10, 11 e 12 de julho. O evento foi realizado de forma vitual, por meio da ferramenta Zoom e teve 211 inscritos, sendo 116 delegadas e 95 delegados.

 

A plenária decidiu concentrar atenções na manutenção da mesa única e na defesa do Banco do Brasil público, renovando a minuta de reinvidicações aprovada no 30º CNFBB. Entretanto, com a nova realidade imposta pela pandemia de Covid-19, os delegados e as delegadas propuseram os seguintes acréscimos:

  • Implementar estratégia de testagem que abranja todos os funcionários e que sirvam para confirmar casos suspeitos para isolamento; monitorar casos assintomáticos e subsidiar com informações sobre comportamento da epidemia para os especialistas da saúde. Realizar testes em todos os funcionários (verificar qual teste e qual a frequência). Em caso de positivação, afastar para quarentena, encaminhar ao serviço médico e acompanhar a evolução da infecção. Rastrear todos que tiveram contato com o infectado e colocá-los em isolamento social. Nos casos em que o teste foi negativo, deixar claro que não significa que não esteja infectado, devendo manter as medidas preventivas e tendo qualquer sintoma deve ser afastado, procurar médico e realizar nova testagem dentro da temporalidade recomendada pelo especialista.
  • O BB deve afastar imediatamente dos trabalhadores (incluindo prestadores de serviço terceirizados) das atividades presenciais, por 14 dias, os casos confirmados, casos suspeitos e contatantes de casos confirmados da COVID-19. A remuneração deve ser mantida durante afastamento. Para o caso de confirmação, suspeita ou contatante de COVID-19, devem serem adotadas as seguintes medidas:

 

1. afastar imediatamente o empregado, conscientizando-o sobre a necessidade de buscar isolamento e acompanhamento médico, conforme informações amplamente divulgadas pelo Ministério da Saúde;

2. informar a equipe de trabalho do fato (confirmação através de exame) ou suspeição (no caso de atestado), de forma serena e respeitosa, conforme descrito a seguir: adoção do protocolo de quarentena de 14 dias corridos para os empregados da Unidade, podendo retornar ao trabalho presencial após esse período se não apresentarem sintomas; realizar testes em funcionários, conforme critérios técnicos definidos; acompanhar os demais empregados para verificar se não apresentam sintomas. Caso algum empregado venha a sentir sintomas, deve ser encaminhado para o serviço médico, reportando ao seu Gestor sobre o resultado da consulta;

3. Fechar a unidade e realizar a higienização

 

"bb-redim"

Além disso, os funcionários e as funcionárias do BB do Rio Grande do Sul devem levar para o Congresso Nacional, as seguintes propostas:

  • Garantia de VPN para mães com filhos em idade escolar;
  • Garantia da possibilidade de trabalho remoto ao grupo de risco e de coabitantes com grupo de risco;
  •  Unificação dos procedimentos durante a pandemia (evitando "critérios de gestores”);
  • Rodízio dos colegas que estão nas dependências evitando a exposição;
  • Manutenção salarial dos funcionários e funcionárias que sejam afetados por Reestruturações devido à pandemia;
  • Garantir que não sejam descontadas do salário as horas negativas do funcionário/a que não consiga repô-las;
  • Prorrogação das garantias do nosso acordo coletivo de trabalho por mais um ano;
  • Defesa da jornada de 6 horas. Além disso, devemos nos somar a luta da redução de jornada das demais categorias, com a finalidade de ampliar as vagas de empregos;
  • Defesa da Cassi, em especial durante a pandemia. Devemos cobrar que os custos com testagem para Covid-19 sejam repassados ao Banco do Brasil, assim como o tratamento de colegas que estão na linha de frente das agências;
  • Suspender a limitação de consultas psicológicas e psiquiátricas durante pandemia;
  • Extinguir coparticipação para profissionais de saúde mental;
  • Retorno de todos os medicamentos ao Programa de Assistência Farmacêutica da Cassi (reinclusão na LIMACA);
  • Impedir o atendimento bancário na SAA, contratando pessoal especializado para triagem durante a pandemia;
  • Melhoria do atendimento telefônico;
  • Para fins de GDP, o Banco deve flexibilizar, nos períodos de ausência programada, o atingimento da meta mensal, já que a média semestral tem que ser atingida.

Proposta de Calendário de Luta

Para os delegados e delegadas do Encontro Estadual, a Campanha Nacional dos(as) Funcionários(as) do BB deste ano deve destacar a importância dos bancos públicos. "Eles são os primeiros veículos de desenvolvimento dos programas sociais, bem como estimuladores da retomada do crédito e do desenvolvimento, tal qual ocorreu na crise econômica de 2008. Diante do cenário da Covid-19, o Banco do Brasil público terá, mais uma vez, um papel fundamental de monetizar a economia sem maiores impactos inflacionários, no incentivo à retomada de investimentos e no apoio às micro e pequenas empresas e aos pequenos agricultores, impulsionando as demais instituições a seguirem a mesma estratégia para não perderem participação no mercado financeiro. Para que isso aconteça, cabe à categoria bancária e aos sindicatos da classe, o papel de alertar a sociedade dos riscos envolvidos na privatização destes bancos e lutar para proteger os empregos e direitos dos trabalhadores e trabalhadoras deste setor”, diz a proposta que será levada ao 31º CNFBB.

 

"wagner"

PREVI

Antes das deliberações, o conselheiro da Previ Wagner Nascimento (foto) falou sobre a situação do Fundo de Pensão, que, segundo ele, é muito sólido. Ele também deu dicas de investimentos e reforçou a importância da mobilização para as eleições da Previ, que ocorrem até o dia 27 de julho.Nascimento é candidato a presidente de Seguridade na Chapa 1, apoiada pela Fetrafi-RS.

 

FONTE: FETRAFI

 

Veja outras notícias

Previc suspende portarias em atendimento a recurso da Afubesp

Decisão suspende transferência de planos V e Pré-75 ao SantanderPrevi A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), entidade pública responsável por gerenciar as operadoras de previdência privada no país, suspendeu as portarias 203 e 204, emitidas...

Diz aí bancário! O que você quer para a campanha deste ano?

Todas as bancárias e bancários, sindicalizados ou não, podem participar da Consulta Nacional e ajudar a construir a pauta de reivindicações da campanha nacional; data-base da categoria é 1º de setembro Sindicatos de bancários de todo o país iniciam nesta quarta-feira...