Notícias

GAÚCHOS SE PREPARAM PARA A 13ª CONFERÊNCIA NACIONAL

A delegação gaúcha à 13ª Conferência Nacional dos Bancários embarca no dia 29 de julho, sexta-feira, para São Paulo, onde será realizado o evento. Organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, a Contraf/CUT, a Conferência é o maior fórum deliberativo da categoria. Durante a programação do evento, que se estenderá até o dia 31, domingo, será definida a pauta de reivindicações a ser entregue à Fenaban, Federação Nacional dos Bancos.

A 13ª Conferência Nacional foi precedida de uma série de eventos regionais, organizados em diversos estados brasileiros pelas federações filiadas à Contraf/CUT. Este amplo processo de discussão, envolve milhares de trabalhadores em instituições financeiras. Todas as propostas deliberadas pelas conferências estaduais serão encaminhadas à etapa nacional do evento, que irá eleger as prioridades dos trabalhadores do setor para a Campanha Salarial 2011.
Rio Grande do Sul

A Conferência Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS, realizada nos dias 18 e 19 de junho, em Porto Alegre, reuniu um número expressivo de bancários, mostrando a força de organização e mobilização dos gaúchos. O evento reuniu 535 delegados de bancos públicos e privados e três representantes de Santa Catarina. Na ocasião foram escolhidos os bancários e bancárias que integrarão a delegação gaúcha à 13ª Conferência Nacional: são 42 representantes, sendo 36 delegados, dois delegados natos e quatro observadores.

"A cada ano o movimento sindical bancário consolida ainda mais a maneira democrática de definir os temas prioritários à categoria. Quanto maior for a participação, maior serão as chances de envolvimento dos trabalhadores na Campanha Salarial. Queremos garantir que nossas propostas sejam construídas a partir das expectativas do conjunto da categoria, refletindo a unidade e coesão que sempre buscamos", observa o diretor da Fetrafi-RS, Arnoni Hanke.

Debates específicos

A 13ª Conferência Nacional dos Bancários debaterá os seguintes temas: conjuntura nacional, saúde, condições de trabalho, segurança bancária, emprego, remuneração, sistema financeiro nacional e campanha salarial nacional 2011 (estratégia e mobilização). Os delegados e observadores serão distribuídos em quatro grupos de trabalho: emprego e remuneração (Grupo 1), saúde e condições de trabalho (Grupo 2), segurança bancária (Grupo 3) e sistema financeiro nacional (Grupo 4).

Veja a programação da 13ª Conferência Nacional:

Dia 29 de julho
10h às 18h: credenciamento.
10h às 15h30: painel sobre saúde e condições de trabalho – "A saúde do trabalhador no contexto atual da relação capital versus trabalho" – dr. Dalmo de Abreu Dallari (jurista e professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo).
15h30 às 17h: painel sobre igualdade de oportunidades – "Teoria econômica da discriminação" – Pedro Chadarevian (professor de Economia da UFSCAR).
17h às 18h: apresentação dos resultados da consulta e pesquisa da campanha salarial 2011.
19h: abertura.

Dia 30 de julho
8h às 13h: credenciamento.
9h: apresentação do vídeo do Observatório Social.
9h30 às 13h30: votação do regimento interno.
– Análise de conjuntura com o deputado Ricardo Berzoini (PT/SP). O debate sobre sistema financeiro nacional contará com a participação de Fernando Candim, professor titular do Instituto de Economia da UFRJ.
– Painel sobre emprego e remuneração: dr. Grijalbo Fernandes Coutinho (juiz federal do Trabalho da 19ª Vara de Brasília – TRT 10º Região) – ex-presidente da Associação Latino-Americana dos Juízes do Trabalho e ex-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamara), Dra. Zilmara David de Alencar (secretária de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e do Emprego) e Miguel Huertas, técnico da subseção do Dieese da Contraf//CUT, mestre em Economia Política pela PUC/SP e professor de Economia da Universidade São Judas.
14h30 às 18h30: trabalho em grupos – Emprego e remuneração (Grupo 1), Saúde e condições de trabalho (Grupo 2), Segurança bancária (Grupo 3) e Sistema financeiro nacional (Grupo 4).

Dia 31 de julho
9h às 13h: plenária sobre o resultado dos debates dos grupos de trabalho, além de discussão sobre a estratégia da campanha salarial 2011 e aprovação da minuta mínima unificada de reivindicações da categoria bancária.

*Imprensa Fetrafi-RS

Veja outras notícias

Santander ouve demandas dos empregados do RS

Representantes dos trabalhadores e do banco se reuniram nessa quarta-feira (10/4) Nesta quarta-feira, 10 de abril, dirigentes sindicais e empregados do Santander de todo o estado estiveram reunidos com representantes do banco na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre. Os...

Funcef precisa de diretoria e conselheiros capacitados

Votação já começa na próxima semana; conheça bem os candidatos Nos últimos anos, a Funcef e os participantes de seus planos têm enfrentado inúmeras dificuldades e ataques, com projetos de lei e resoluções de órgãos de controle que reduzem as responsabilidades das...