Notícias

GOVERNO ESTUDA NOVO APORTE DE RECURSOS PARA BANCOS PÚBLICOS

O Tesouro Nacional estuda uma nova rodada de aporte de dinheiro público nos bancos oficiais: BNDES, Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

Inicialmente, fala-se nos bastidores do governo de algo em torno de R$ 40 bilhões, mas o valor ainda não está fechado.

A preocupação da área econômica é que, além do risco de uma crise de crédito por conta da instabilidade financeira no exterior, os bancos oficiais tenham sua capacidade de realizar empréstimos reduzida pela entrada em vigor de normas internacionais aprovadas recentemente.

No caso de os bancos privados limitarem o crédito, sobretudo os estrangeiros que operam no país, o governo precisará contar com as instituições oficiais para suprir os empréstimos.

Para isso, esses bancos precisarão ter capital. O problema é que as recomendações internacionais para cálculo do patrimônio, que sustentam essas operações, começarão a mudar no final de 2012.

Com as alterações, introduzidas por um conjunto de regras chamado de Basileia 3, aplicações de longo prazo que não podem ser resgatadas pelos credores rapidamente não poderão mais ser utilizadas.

Além disso, alguns ativos previamente definidos também poderão ser excluídos do patrimônio. A regra irá considerar itens que podem perder valor rapidamente devido a um estresse maior no mercado financeiro.

Fonte: Folha de S.Paulo

Veja outras notícias

Contraf-CUT denuncia ao MPT práticas antissindicais do Santander

Banco utiliza terceirização fraudulenta para reduzir direitos de funcionários ao desenquadrá-los da categoria bancária Em audiência com o Ministério Público do Trabalho (MPT), ocorrida nesta quinta-feira (3), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo...

Banrisulenses debatem proposta para renovação do PPR

No dia 25 de setembro, a Comissão de Organização de Empregados (COE) do Banrisul rejeitou, em mesa de negociação, a proposta apresentada pelo Banco, que cria limites para o pagamento da PPR, podendo reduzir o valor de 2024 a menos da metade do que foi pago em 2023;...

Escolha com cuidado seu vereador

Menosprezo às eleições para os cargos legislativos pode prejudicar o funcionamento do município; a menos de uma semana do dia da votação, maioria dos eleitores ainda não sabe em quem votar para vereador O parlamento é uma das bases do tripé (Poder Executivo, Poder...