Notícias

INADIMPLÊNCIA DAS EMPRESAS RECUA 5,8% EM SETEMBRO, APONTA SERASA

A inadimplência das empresas recuou 5,8% no país em setembro na comparação com agosto, registrando a maior queda no confronto entre esses dois meses desde 2007, segundo indicador da Serasa Experian divulgado nesta sexta-feira.

No acumulado de janeiro a setembro, houve um decréscimo de 6,5% sobre o mesmo período do ano anterior. Já na relação entre setembro e igual mês de 2009, houve aumento de 0,4%.

Os sinais de reaquecimento da atividade econômica e o período sazonal mais favorável para a atividade industrial, tendo em vista a produção de bens de consumo para o atendimento das vendas do Dia das Crianças e do Natal, têm favorecido o recuo dos níveis de inadimplência, segundo os economistas da Serasa.

Outro fator apontado pelos analistas é a interrupção dos aumentos da taxa básica de juros, a Selic, o que contribuiu para diminuir a pressão dos custos financeiros sobre o caixa das empresas.

Na análise por porte, a inadimplência das micro e pequenas empresas recuou 5,5% na relação de setembro sobre agosto e cresceu 1,0% na comparação com o mesmo mês de 2009.

Nas médias empresas, houve recuo de 10,4% e 11,9%, respectivamente. Já nas grandes, houve diminuição de 6,5% e de 6,0%.

 Folha Online

Veja outras notícias

Lucros crescem, mas Santander começa 2026 com demissões e sobrecarga

O ano mal começou e o clima já pesou no Santander. O banco tem promovido, nas primeiras semanas de 2026, desligamentos abruptos e sem transparência. Os diretores do Sindicato atenderam trabalhadores de carreira, com anos — e até décadas — de dedicação, dispensados de...

PLR dos bancários 2026

A Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) dos bancários em 2026 é regida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024–2026, que define critérios de cálculo e prazos de pagamento. O pagamento é feito em duas parcelas. A primeira, de antecipação, é creditada até...

Sindicato solicita o pagamento do PRB e Bradesco nega

Em reunião online realizada na tarde desta quinta-feira 12, o Sindicato, por meio da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, solicitou ao banco o pagamento da parcela fixa do Programa de Remuneração Bradesco (PRB). A cobrança ocorreu porque a ROE...