Notícias

LIVE NESTA SEXTA (16) DEBATE AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL

Acompanhe as discussões pelo Youtube e Facebook da Fenae, a partir das 19h

A conversa faz parte de uma série de discussões que a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) iniciaram na última terça (13) para analisar os balanços dos públicos e debater a importância dessas instituições financeiras para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.  A live será transmitida no Youtube e Facebook da Fenae, nesta sexta (16), às 19h.

Participarão do debate o presidente da Fenae, Sergio Takemoto; a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira; o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC); e o economista e diretor do Reconta Aí, Sergio Mendonça. As discussões serão intermediadas pela jornalista da Fenae, Lis Jannuzzi Weingartner.

Segundo Sergio Takemoto, a análise do tema é importante, porque os trabalhadores do sistema financeiro e a sociedade precisam tomar conhecimento sobre a repercussão da nova legislação que trata da autonomia do BC.

Em 24 de fevereiro deste ano, foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro a Lei Complementar 179/2021, que estabelece a autonomia do Banco Central.

O BC é o responsável pela condução da política monetária do País. Entre outras competências, deve atuar na preservação do valor da moeda.

Atualmente, o Banco é vinculado ao Ministério da Economia, mas não subordinado. Com a nova legislação, o Banco passa a ser uma autarquia de natureza especial caracterizada pela “ausência de vinculação a Ministério, de tutela ou de subordinação hierárquica”.

Para o presidente da Fenae, a preocupação das entidades representativas dos bancários é que a política econômica do país seja conduzida por interesses do mercado financeiro.

“O Banco Central deve conduzir a política econômica adotada pelo programa de governo do presidente que a sociedade escolheu democraticamente. E não trabalhar a serviço da ganância do mercado financeiro”, enfatizou Takemoto.

Balanços bancos públicos

Como parte das atividades promovidas pela Fenae e Contraf-CUT, nesta quarta (19) serão analisados os resultados da Caixa. O debate contará com a participação dos diretores da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto (presidente); Jair Ferreira (diretor de Formação); a conselheira fiscal e representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano; o economista e técnico do Dieese, Sergio Lisboa; e a economista Regina Coeli Moreira Camargos.

Para acompanhar a análise do Balanço da Caixa, às 19h, acesse o link https://zoom.us/j/97746772660 ID da reunião: 977 4677 2660.

Esses debates, iniciados com a avaliação dos Balanços do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco da Amazônia (Basa) têm o objetivo de informar e instrumentalizar os dirigentes sindicais na defesa dos bancos públicos, mas é aberto a todos que queiram conhecer o ponto de vista dos bancários sobre os balanços dos bancos públicos.

Sexta-feira (16/04)- 19 h

Debate sobre a autonomia do Banco Central

Youtube e Facebook da Fenae

Mediadora:

Lis Jannuzzi Weingartner – Jornalista da Fenae – Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal

Convidados:

Pedro Uczai – Deputado Federal PT-SC

Juvandia Moreira Leite – Presidenta da Contraf-CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro

Sergio Hiroshi Takemoto – Presidente da Fenae – Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal

Sergio Mendonça – Economista e diretor do Reconta Aí

 

FONTE: FENAE

Veja outras notícias

Liminares e manifestações impedem trabalho do Santander no sábado

Liminares e manifestações impedem trabalho do Santander no sábado

Banco espanhol descumpre leis brasileiras, desrespeita trabalhadores e sua representação sindical O movimento sindical conquistou liminares em diversas regiões do Brasil para impedir o trabalho aos sábados no banco Santander. Em alguns locais, o banco conseguiu cassar...

%d blogueiros gostam disto: