Notícias

Livro aborda história do país pela ótica sindical

Publicação reúne entrevistas com 30 lideranças sindicais que, nas décadas 1970 e 1980, tiveram ação importante para o surgimento da CUT

“Lá se vão quarenta anos. Neste constante movimento de fazer-se e refazer-se a classe trabalhadora foi capaz de produzir uma geração que tomou para si a grande tarefa de reescrever a história do país.” O trecho é do livro A geração que criou a CUT: a história contada por quem a faz, que será lançado nesta terça-feira (5), às 18h, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo).

Publicado pela editora Annablume, o livro – organizado por Claudio Nascimento, Iram Jacome Rodrigues, João Marcelo Pereira dos Santos, Maria Silvia Portela de Castro e Sandra Oliveiro Cordeiro da Silva – reúne o testemunho de 30 lideranças do movimento sindical que protagonizaram, nas décadas 1970 e 1980, papéis importantes no surgimento da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e faz um resgate histórico do período que se estende da onda grevista de 1978 até a promulgação da Constituição de 1988.

Filme

No lançamento será apresentado o trailer do filme, produzido com o conjunto de relatos dados para a realização do livro. O documentário, que está em fase de finalização e deve ser lançado ainda em dezembro, é dirigido por Celso Gonçalves, Davi da Silva e Marcos Dascanio.

Fonte: Portal da CUT

Veja outras notícias

Deputados aprovaram projeto que regulamenta reforma tributária

Luta das entidades de representação dos trabalhadores foi acatada e emenda que zera alíquotas do IBS e da CBS dos planos de previdência complementar fechados e planos de saúde de autogestão foi aprovada A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), o...